Na última semana, os mercados de renda fixa apresentaram movimentos significativos antecipando a super quarta que está por vir, com a elevação do risco após divulgações de dados econômicos acima do esperado. Assim, com a curva de juros encerrando em alta, especialmente nos vértices intermediários e longos.

Na prática, isso explica a desvalorização dos preços dos títulos públicos do Tesouro Direto e o aumento dos prêmios (rentabilidade). Destaca-se o aumento de inclinação entre os contratos com vencimento em janeiro de 2026 e 2034.

As variações foram influenciadas por indicadores econômicos que contrariaram as expectativas otimistas, tanto no cenário doméstico quanto internacional. Os destaques foram os índices de inflação nos Estados Unidos e na China. No Brasil, dados como o avanço da inflação em fevereiro e indicadores de atividade econômica em crescimento também impactaram os mercados de renda fixa.

Dessa forma, mostrando persistência inflacionária e sugerindo uma postura cautelosa dos bancos centrais em relação à política monetária.

Semana importante para a renda fixa com a Super Quarta

A semana conhecida como “super quarta” envolve o período em que as decisões de política monetária nos EUA através do FED coincidem com as do Brasil pelo COPOM. Assim, gerando grandes expectativas para os investidores que esperam manutenção da taxa do FED e um novo corte de 50 p.p. para a Selic.

Contudo, a semana reserva outro dado importante que pode impactar o mercado de renda fixa como um todo, que é a possível mudança de política monetária do Japão. No caso, alterando-a para um viés contracionista (visando o aumento dos juros para controlar a inflação).

Portanto, acompanhar de perto as decisões de política monetária e as comunicações dos respectivos bancos centrais norteará o comportamento dos mercados. Essas decisões podem influenciar diretamente as condições da renda fixa, proporcionando oportunidades de ajuste nas estratégias de investimento.

Para saber quais são as principais recomendações dos analistas confira em Renda Fixa no Clube Acionista. Faça o cadastro gratuito por aqui e confira agora.

Publicidade