Sustentabilidade

Considerando as preocupações do mundo, os grandes desafios da humanidade, o Acionista oferece este espaço, em busca de apoiar um ambiente compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável e estimular o crescimento de empresas neste ambiente.

Se inscreva para receber nossa newsletter Principais do Dia totalmente grátis.

Diversos conteúdos do mercado financeiro em um lugar para você ler, comparar e decidir.

Por: Nelson Tucci

Que a reforma tributária é necessária, todos concordam: governo, oposição e os “muito pelo contrário”. O difícil é convergir os interesses de grupos representados no Congresso (existem mais de 100 projetos de lei sobre o tema) e compatibilizar a agenda política, uma vez que teremos eleições municipais em todo o país no próximo dia 15 de Novembro.

Publicidade

Relatórios de Sustentabilidade 2019

Desenvolvimento Sustentável

Empresas que prezam pela rentabilidade e retorno aos seu acionistas, aliado ao compromisso com a responsabilidade social.

Índice de Sustentabilidade Empresarial

As maiores altas e baixas para refinar a sua busca pelas empresas do índice.
*As cotações talvez tenham até 20 minutos de atraso. Fonte: Google Finance

Segundo a B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações.

ISE é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na B3 sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.

Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.

Índice Carbono Eficiente

As maiores altas e baixas para refinar a sua busca pelas empresas do índice.
*As cotações talvez tenham até 20 minutos de atraso. Fonte: Google Finance

Segundo a B3, considerando as preocupações do mundo com o aquecimento global, grande desafio da humanidade neste século, a B3 e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), numa iniciativa conjunta, decidiram criar um novo índice de mercado – o Índice Carbono Eficiente (ICO2).

Esse indicador, composto pelas ações das companhias participantes do índice IBrX-50 que aceitaram participar dessa iniciativa, adotando práticas transparentes com relação a suas emissões de gases efeito estufa (GEE), leva em consideração, para ponderação das ações das empresas componentes, seu grau de eficiência de emissões de GEE, além do free float (total de ações em circulação) de cada uma delas.

A B3 e o BNDES têm como principal objetivo incentivar as empresas emissoras das ações mais negociadas a aferir, divulgar e monitorar suas emissões de GEE, preparando-se, dessa forma, para atuar em uma economia chamada de “baixo carbono”. Além disso, visam prover o mercado com um indicador cuja performance será resultante de um portfólio balizado por fatores que incorporam, inclusive, as questões relacionadas às mudanças climáticas.

Publicidade

Reguladores do Mercado