Publicidade

Tempo de leitura: ‍

4 minutos

Desempenho dos fundos: A bruxa andou solta em outubro

Imagens Canva

A bolsa de valores, apesar de ter registrado uma alta de 0,54% no último dia de outubro, e atingido o patamar de 113.146 pontos, teve recuo de 2,94% no mês de outubro. O último pregão de outubro na bolsa de valores foi marcado pela véspera das decisões envolvendo a taxa de juros aqui no Brasil, que teve corte de 0.50 pp; e nos Estados Unidos, que o FED manteve entre 5,25 – 5,50%. 

A seguir, o desempenho dos fundos de ações 

Mais uma vez, o Portal Acionista divulga os dados exclusivos recebidos da Quantum Finance, sobre fundos de ações que possuem gestão ativa. A análise considera o mês de outubro e retroativamente seis, 12, 24 e 36 meses. São cinco categorias de fundos no relatório: Ações e dividendos; Ações Livres; Ações Small Caps; Ações Sustentabilidade/Governança e Ações Valor/Crescimento. 

De acordo com a Quantum, é importante destacar que a indústria de fundos é dinâmica. Os dados a seguir são das quantidades de fundos em funcionamento normal, com o histórico dos períodos indicados, que fique claro. 

Também é preciso ressaltar que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, o ideal é analisar no mínimo os últimos 12 meses. Preste atenção!

Fundos de Dividendos

O número de fundos disponíveis ao investidor se manteve em 55. O retorno do último mês foi de  – 4,51%, e nos últimos 12 meses, 0,99 %, mas eram 51 fundos. Nos últimos 36 meses o retorno é de 36,68%.

Nesta modalidade de fundos, os dividendos pagos pelas empresas da carteira ficam a cargo do gestor. Ele define como vai fazer novos investimentos com o valor. O que pode ser avaliado como uma desvantagem. 

Fundos de Ações Livres

A modalidade subiu de 1.979  para 2003 em outubro. O retorno no mês segue negativo, dessa vez de -4,27% (ante -1,78% em setembro). Nos últimos 12 meses o retorno foi de 0,73%. Nos últimos três anos o retorno foi de 12,28%.

Também conhecidos como FIAs (Fundos de Ações), esses fundos são modelos em que os gestores investem o patrimônio do fundo majoritariamente em ações. O principal fator de risco é a variação dos preços de ações, admitidas à negociação em mercados organizados, que compõem sua carteira de ativos.

Fundos Small Caps

Os fundos das Small Caps tiveram um retorno em outubro de -7,72%. Em 6 meses teve retorno de 11,60% e em três anos, 23,23%.

Neste tipo de fundo, o gestor investe nas empresas de baixa capitalização da Bolsa de Valores, com valor de mercado entre R$1 bilhão e R$ 5 bilhões. Ele busca desse fundo empresas que possuem valor intrínseco, mas que ainda não foram reconhecidas pelo mercado. 

Fundos de Sustentabilidade/Governança 

Os fundos de sustentabilidade caíram para 10. O retorno mensal foi de – 6,94%. Nos últimos três anos, esse retorno foi negativo, ficando em -10,95%.

Esse grupo de fundos precisa apresentar uma política de investimento 100% sustentável, levando o sufixo “IS”. Conforme a Anbima, “podem ser reconhecidos os fundos que integram aspectos ESG (ambiental, social e de governança, na sigla em inglês) em seu processo de gestão, mas não têm o investimento sustentável como objetivo principal. Eles não podem usar o sufixo IS, mas têm uma diferenciação dos demais: podem utilizar a frase com o conteúdo “esse fundo integra questões ASG em sua gestão” nos materiais de venda voltados aos investidores”. 

Fundos de Ações Valor/Crescimento

Em 12 meses, teve um retorno de -4,13%, caíram de 134 para 133 em outubro. O retorno no mês foi de -4,53%.

Segundo a Anbima, neste tipo de fundos, os gestores buscam retorno através de uma estratégia de seleção de empresas entre o “preço justo” estimado (estratégia de valor) e/ou aquelas com a chance de crescer no futuro (estratégia de crescimento).

Segundo a pesquisa da Quantum Finance, nos últimos 36 meses o retorno foi de 4,21%. 

Dividendos seguem na liderança

Mais uma vez o retorno de todos os fundos ficou negativo em outubro, assim como ocorreu no mês passado. A categoria de Dividendos foi a que menos perdeu. E eles seguem sendo os de maior retorno quando o período é de três anos, 36,68,%.

Número de fundos disponíveis

Classificação  Anbima (fundos)Fundos no mêsFundos nos últimos 6 mesesFundos nos últimos 12 mesesFundos nos últimos 24 mesesFundos nos últimos 36 meses
Ações Dividendos5553514944
Ações Livres2.0031.9041.8221.5621.156
Ações Small Caps5445444339
Ações Sustentabilidade/Governança1010101015
Ações Valor/Crescimento13313313112296
Quantum Finance

Ranking Rentabilidade

Classificação  Anbima (fundos)Retorno no mêsRetorno nos últimos 6 mesesRetorno nos últimos 12 mesesRetorno nos últimos 24 mesesRetorno nos últimos 36 meses
Ações Small Caps-7,72%11,60%-7,07%-5,41%23,23%
Ações Valor/Crescimento-4,53%12,63%-4,13%-5,25%-1,71%
Ações Livres-4,27%12,34%0,73%3,24%12,28%
Ações Sustentabilidade/Governança-6,94%6,61%-7,71%–8,96%-10,95%
Ações Dividendos-4,51%10,80%0,99%13,52%36,68%
Quantum Finance
Publicidade
Cátia Chagas

Cátia Chagas

Editora de Conteúdo do Portal Acionista e Clube; gestora do espaço Mulheres em Ação; atuando também em Jornalismo de Produto (certificada pelo Knight Center for Journalism in the Americas). Jornalista graduada pela Famecos/PUCRS; pós-graduada em Comunicação Política pela UNISC; MBA em Comunicação e Marketing para Mídias Sociais na Universidade Estácio de Sá; pós-graduada em Gestão e Governança Corporativa aplicada a práticas ESG. Atuou como repórter em portais como G1RS e GZH e como Editora no Grupo Sinos.
Cátia Chagas

Cátia Chagas

Editora de Conteúdo do Portal Acionista e Clube; gestora do espaço Mulheres em Ação; atuando também em Jornalismo de Produto (certificada pelo Knight Center for Journalism in the Americas). Jornalista graduada pela Famecos/PUCRS; pós-graduada em Comunicação Política pela UNISC; MBA em Comunicação e Marketing para Mídias Sociais na Universidade Estácio de Sá; pós-graduada em Gestão e Governança Corporativa aplicada a práticas ESG. Atuou como repórter em portais como G1RS e GZH e como Editora no Grupo Sinos.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Leia também

Publicidade

Newsletter - Expresso Acionista

Ao preencher este formulário você está de acordo com a Política de Privacidade e Termos & Condições

Leia também

Publicidade

ESPERE! Antes de sair...

Aproveite a oportunidade que não pode ser deixada para depois.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.