Os analistas da Ativa tem recomendação neutra para os papéis da Vale (VALE3), que estão “um tanto céticos com a dinâmica dos preços de minério de ferro para 2024 e dado a continuidade das dúvidas frente à demanda chinesa e o real desembolso com Mariana”. 

Por outro lado, a Ativa, que participou da teleconferência, destaca os principais pontos apresentados pela empresa: 

A Vale (VALE3) apenas monitorará o possível Deal entre BHP e Anglo American

A empresa ainda está digerindo o que está acontecendo e não observa nenhum desdobramento reverso no deal recente envolvendo a si e Anglo American no Projeto Minas-Rio. Primeira reação é que a Vale tem um maior interesse no desenvolvimento do seu portfolio que nos ativos da Anglo-American (existem melhores opções dentro de casa) e assim, sem querer entrar na disputa, seguirá monitorando o movimento com atenção.

Mercado chinês segue resiliente

A Vale tem uma posição única na indústria, que será impulsionada pela adição de 50mt de minério de alta qualidade. Quanto à China, o sentimento de resiliência se mantém. Com os preços do minério de ferro de volta a ~USD 120/barril, a empresa vê semelhanças entre este ano e 2023. Quanto aos prêmios, o momento é de estabilidade, mas a companhia entende que pode ter algum upside ao longo do ano a depender de condições de mercado.

Metais para Transição Energética

Quanto à Onça Puma e Sossego, o CEO da VBM Mark Cutifani apontou que a Vale segue trabalhando com as autoridades. Em Sossego, os aspectos reclamados são mais sociais e em Onça Puma, existe maior incidência do fator ambiental, mas em ambas as frentes a companhia está trabalhando e espera ter novidades nas próximas semanas. 

Renegociação das ferrovias pode ser finalizada em breve

Empresa segue em contato com as autoridades e observa espaço para conversar sobre possíveis arestas que, se por um lado podem resultar em maiores desembolsos por parte da empresa, também podem significar uma maior geração de valor para Vale se forem corretamente ajustadas. Dessa forma, fazendo com que este deal seja win-win. “Companhia apontou que esta questão não envolve apenas a Vale, mas todos os players ferroviários do país e a empresa está convicta que pode chegar a um consenso com o governo.”

Valores envolvendo Mariana podem ser definidos até o final do semestre

Após atualizar as expectativas de desembolso ao longo dos próximos anos, a empresa segue engajada com todas as contrapartes e as negociações continuam. 

Dividendos Extraordinários?

O pagamento este ano vai depender de uma série de condições, como eventuais provisões e desembolsos com Mariana, condições de mercado, alavancagem e etc. Ainda é cedo para apontar o real potencial, mas a companhia está debruçada sobre esta possibilidade e tendo oportunidade, distribuirá.

Quer saber quais as principais recomendações para investir na Bolsa? Veja as análises e sugestões conforme diversos analistas no Clube Acionista, por aqui.

Publicidade

CONHEÇA A COBERTURA QUE VAI

AUMENTAR SEU DINHEIRO NOS INVESTIMENTOS

Agendas, Análises, Recomendações, Carteiras e muito mais!