Segundo os analistas da Ágora, parece que a “ficha caiu” para aqueles que almejavam uma o início da queda dos juros nos EUA a curto prazo. Como eles dizem, o ano começou com o mercado precificando um corte generoso (1,75 pp), só que abril encerrou com a curva de juros futuros indicando algo bem menor (0,5 pp) ou até mesmo uma prorrogação desse início de alívio monetário somente em 2025. 

“Embora o enredo tenha mudado, os protagonistas continuam sendo os mesmos… Por exemplo, no mês, foi conhecido o PIB norte-americano – um indicador que poderia contribuir para a tese de um início de corte se avizinhando, haja vista a desaceleração observada do indicador na passagem do 4T23 para o 1T24. Após forte avanço de 3,4% no último trimestre de 2023, houve uma desaceleração do crescimento, com avanço de “apenas” 1,6%”, explicam os analistas.

Além disso, a inflação não deu sinais de que vai aliviar. “Mesmo com a atividade mais enfraquecida, o PCE (o indicador mais usado como referência pelo FED em suas decisões) subiu 0,32% na variação mensal de março, praticamente a mesma alta verificada em fevereiro (0,34%)”, recordam. 

Conforme a Ágora, “se no cenário houve um ‘cavalo de pau’, para a alocação estratégica acreditamos que não é o momento de movimentos abruptos. Nos últimos meses fizemos ajustes em nosso portfólio internacional recomendado visando indexar a carteira ao S&P 500, mantendo teses pontuais que possam potencializar o desempenho da carteira”. 

Perspectivas para a queda dos juros

Em maio, que começou com a decisão de política monetária por parte do FED, a safra de balanços não será um contraponto até o final do mês, uma vez que se encerra na primeira quinzena. “Nesse sentido, continuaremos a monitorar os dados e será importante avaliar o tom das falas adotadas pelos dirigentes na decisão e ao longo do mês.”

Principais Recomendações Global: acompanhe os ativos mais sugeridos para investir e diversificar sua carteira pelo mundo, por aqui.

Publicidade

CONHEÇA A COBERTURA QUE VAI

AUMENTAR SEU DINHEIRO NOS INVESTIMENTOS

Agendas, Análises, Recomendações, Carteiras e muito mais!