Mesmo com diversificação de carteiras, a Renda Fixa domina os investimentos. Ninguém esperava que eclodisse uma guerra “surpresa” no já calejado Oriente Médio, ninguém esperava que um evento desse porte, que está sendo comparado ao Holocausto pelos especialistas em relações internacionais, seria mais um fator a considerar com relevância para a economia do planeta. Eis um exemplo de adversidade que surge no caminho do mercado, mesmo que uma cruel adversidade, olhando sob o viés humanitário. Na prática, é também preocupante para os números, porque o cenário macro, cheio de incertezas há meses, agora agrega mais um conflito que mexe com a vida das pessoas, governos e investimentos.

Neste universo de informações que vêm de todos os lados, o investidor acaba inseguro, por mais que tenha orientação, experiência, principalmente conhecimento de causa e resiliência. Até porque se as coisas já não andavam muito bem, juros altos, risco de recessão, economia de aperto, políticas monetárias incertas, inflação, em um contexto como este, a insegurança aumenta. Para onde ele vai? Renda Fixa.

É mais seguro investir em renda fixa do que em variável, mas como nada é 100%, também tem riscos. É o caso das debêntures e dos fundos de crédito privados. Como é sabido, o Acionista bate sempre nesta tecla: diversificar os investimentos, mesmo que com títulos da mesma classe de ativos.

Faz alguns meses que publicamos sobre o reinado da Renda Fixa, na última, o especialista em Investimentos do Acionista, Gustavo Guerses, disse que o momento era positivo para entrar na renda fixa com vencimentos mais longos, como títulos do tesouro direto ou debêntures com vencimentos acima de 10 anos. “O motivo é a queda da Selic que faz o título de longo prazo e prefixado apresentar maior rendimento, já o pós e curto são boas opções para proteção”, comentou à época. 

O momento segue positivo para a renda fixa?

Para saber o que dizem analistas e gestores sobre Renda Fixa e o que esperar para outubro você lê na íntegra fazendo parte do Clube Acionista. VEJA POR AQUI.

Publicidade