Tidos como a sensação da sustentabilidade, os carros elétricos deram uma freada nas vendas. A Tesla (TSLA34), do excêntrico Elon Musk, e a rival chinesa BYD registraram quedas bem fortes nas vendas de seus modelos, aumentando as preocupações com a desaceleração da mudança a caminho da eletrificação. Além disso, concomitantemente, há o cenário de concorrência mais acirrada, principalmente na China, e isso coloca desafios para as duas empresas.
Primeiro trimestre fraco
As duas maiores fabricantes de carros elétricos tiveram um primeiro trimestre bem ruim. O que pode indicar, segundo a Capital Reset, que a transição para os veículos movidos a bateria está perdendo ímpeto. “Seja por causa dos mais altos preços ou da pequena cobertura das redes de recarga, muitos consumidores estão reticentes.”
Números
A Tesla vendeu 386,8 mil carros entre janeiro e março, um resultado cerca de 20% inferior ao do trimestre anterior e 8% abaixo do mesmo período no ano passado. A projeção era de 450 mil unidades vendidas. Os números da chinesa BYD, caíram ainda mais: 42% no primeiro trimestre, considerando apenas os carros 100% movidos a bateria.
Rivalidade
Na China, de longe o maior mercado global de elétricos, as duas empresas líderes travam uma guerra de preços desde o começo do ano. “Descontos também têm sido a regra nos Estados Unidos e na Europa. Os analistas apontam como principal causa a reticência dos compradores médios, que não abraçam as novidades logo de cara”, diz publicação da Capital Reset.
No Brasil
Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o volume vendido no ano passado foi de 19.310 unidades, o que representou 0,9% do total de veículos vendidos. Para 2024, o setor espera vender cerca de 24.100 unidades, com 1,04% de participação.
Apesar do avanço e do interesse crescente do brasileiro nos modelos do tipo, a eletrificação total da frota ainda é uma realidade distante. De acordo com especialistas, o país ainda não tem infraestrutura para receber os veículos.
(Com informações Capital Reset; XP)