A Raízen (RAIZ4) realizou o primeiro embarque do país de etanol de cana-de-açúcar para ser convertido em combustível de aviação sustentável (SAF) em uma usina nos Estados Unidos. Conforme dados da consultoria Datagro, o carregamento levou cerca de 25 milhões de litros de etanol do Brasil para a Geórgia, onde a LanzaJet inaugurou no início deste ano a primeira planta do mundo que produz SAF a partir de etanol, segundo informações do Bloomberg Línea.

Estreia aguardada

É o primeiro navio transportando etanol brasileiro a seguir essa rota, disse a Datagro. A Raízen garantiu que a carga pertencia à empresa e que o navio carregava etanol certificado para SAF. De acordo com o site da União Nacional de Bioenergia (Udop), a LanzaJet disse que usará o etanol da Raízen em sua instalação, “bem como outras fontes, incluindo etanol de milho dos EUA”.

Pioneirismo dos produtores

Assim, os produtores brasileiros de etanol de cana-de-açúcar tem benefícios de um menor índice de carbono do que o biocombustível à base de milho produzido nos EUA. Logo, eles têm a oportunidade de serem os primeiros a acessar o mercado daquele país para combustível de aviação sustentável feito de etanol.

Corrida do ouro, só que não

Segundo a Udop, a corrida para fornecer matéria-prima de etanol para a SAF é crítica, pois o principal mercado tradicional de etanol — carros com motores de combustão interna — foi ameaçado pelo crescimento dos veículos elétricos.

Cerca de 40% do milho nos EUA atualmente abastece usinas domésticas para a produção de etanol para uso como combustível para transporte, “tanto agricultores quanto usinas estão ansiosos para competir em novos mercados lucrativos, como o de combustível de aviação de baixo carbono”.

(Com informações XP; Bloomberg Línea; Udop)