Publicidade

Temporada de Balanços: veja o que observar em cada resultado trimestral

Data da publicação

Categoria

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Categoria

Data da publicação

A temporada de balanços trimestrais costuma movimentar o mercado. As empresas divulgam seus números ao qual fornecem informações que irão para decidir onde ganhar dinheiro.

Os resultados trimestrais podem indicar mudanças significativas em uma empresa. Por este motivo, podem ocasionar alta movimentação nos preços das ações. Portanto uma forma de obter lucros é apostando em surpresas.

Mas cuidado com os comportamentos…

Nesta época, conforme analistas, os preços das ações costumam apresentar importantes padrões de comportamento. A princípio, dependendo dos resultados, sejam eles abaixo ou acima da expectativa do mercado, provocam oscilações de momento.

Dessa forma, fique atento sobre a data da divulgação e acompanhe as oscilações nos dias próximos à divulgação. Às vezes, o mercado busca antecipar ou reagir bruscamente.

Ao mesmo tempo que começam as comparações dos resultados, surgem as estimativas dos analistas. Ao passo que se avalia o histórico e valida a oportunidade.

Portanto, se os números estiverem superando as expectativas, o preço das ações tendem a se valorizar. Por outro lado, se vier abaixo das expectativas, estarão sujeitas a cair. Fique atento!

Os movimentos em temporada de balanços

Sob a ótica do prejuízo, veja:

A reversão do lucro por prejuízo, pode levar as ações caírem. Em virtude da frustração dos investidores que esperavam algo diferente.

Por outro lado, se um prejuízo já existente, desta vez, mostra que foi reduzido, as ações podem subir.

Pela visão dos lucros:

Se uma empresa reverte prejuízo por lucro, as ações podem subir.

Contudo, se uma empresa que já vinha com um lucro considerável e passa a reduzir este lucro, as ações podem cair.

Mas não basta apenas observar o resultado. Você precisa acompanhar as projeções. Afinal, existe um conhecido ditado no mercado “sobe no boato e cai no fato”.

Ou seja, em muitos momentos as oscilações podem ocorrer antes do resultado ser divulgado com a alta expectativa. Após a divulgação – a surpresa que já não era mais surpresa – vem junto de um movimento de realização do lucro.

Aqui um detalhe:

Em geral, historicamente, surpresas positivas podem impactar em até 3% nas oscilações. Isto é, além do movimento natural, o efeito “euforia” pode ser acrescentado no curto prazo.

Confira alguns dados importantes que podem ajudar você a confirmar o bom investimento:

As ações de empresas de menor capitalização tendem a reagir de forma mais intensa. Ainda mais com resultados inesperados.

Por isso, essa classe de ação é vista como oportunidade para quem tem mais apetite ao risco.

Ao mesmo tempo, ações que estejam mais depreciadas em termos de múltiplos apresentam maior retorno com as “surpresas” do que ações que já estejam mais apreciadas.

Publicidade

A cobertura completa para atrair bons investimentos

Múltiplos para observar:

  • O P/L

Trata-se do preço da ação divido pelo lucro.

  • E o P/VPA (preço por valor patrimonial).

Neste caso, envolve o preço da ação divido pelo valor patrimonial.

Mas atenção! Olhar exclusivamente o resultado trimestral não é o mais indicado. Mesmo que a temporada pode dar uma oportunidade de curto prazo, no longo é preciso observar outros detalhes, como:

  • Os Indicadores;
  • A proposta do negócio;
  • Qual o risco;
  • Onde estaria a oportunidade;
  • E as análises dos profissionais.

Desse modo, avaliar diversas análises servirá para confirmar a probabilidade.

Na prática, as análises precisam estar em linha com a visão macro e as outras abordagens, como:

  • O crescimento de receitas;
  • As margens operacionais
  • E o retorno sobre o capital investido.

No fim, tudo precisa fazer sentido.

Desta forma, você consegue evitar a frustração com ações que podem parecer atrativas só por causa de um resultado acima do esperado. Contudo, contêm outros fatores se traduzem em risco no futuro.


A temporada de Resultados Trimestrais

A transparência para as suas decisões de investimentos. No Clube Acionista, você pode acessar diversos relatórios sobre as empresas e as projeções conforme cada analista.

O Potencial e Preço-Preço Alvo você encontra no Raio X Empresas.

Conheça o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações em um só lugar.

consenso de mercado do GUIA IGC-NM reúne a opinião dos principais analistas do mercado com relação ao preço alvo e o que fazer (comprar, vender ou manter) com cada empresa que compõe o Índice de Governança Corporativa – Novo Mercado B3.

No Raio X Empresas, além das análises você encontra as três (03) principais Agendas que todo investidor deveria acessar:

  • Os Resultados Trimestrais;
  • As Assembleias;
  • E os Dividendos.

A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais.

APROVEITE!

Autor

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Receba informações do mercado financeiro no seu celular gratuitamente

Compartilhe esse post nas suas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Telegram Acionista

Os principais destaques do mercado! A melhor cobertura.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.