Publicidade
Publicidade

Santander vê pela 1ª vez setor financeiro prestando contas sobre meio ambiente

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Pela primeira vez o setor financeiro está prestando contas à sociedade sobre suas ações na questão do meio ambiente, disse nesta segunda-feira, 30, o presidente do Banco Santander, Sergio Rial. Ele participou nesta data de um painel da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que discutiu a agenda ESG no Brasil.

De acordo com ele, quando se fala do engajamento do setor privado na questão ambiental, o primeiro grande evento é a mobilização do sistema financeiro através das três grandes plataformas privadas no seu papel e na ajuda no processo de transição para uma economia de mais baixo carbono. Rial se refere aos três maiores bancos: Itaú, Bradesco e o Santander.

Publicidade

As oportunidades para lucrar com proventos todos os meses

“A preservação da Amazônia não é um tema puramente, dependendo com quem você fala, de caráter político. A preservação da Amazônia é, entre outras coisas, essencialmente, através do mercado mundial de carbono, uma prova de que ela vale mais preservada do que destruída”, ponderou Rial.

Para o presidente do Santander, a Amazônia, se preservada de forma inteligente e coerente, tem um valor inestimável ao Brasil. Mas esse valor hoje, diz ele, não está contabilizado no PIB. “Falamos aqui hoje de toda uma economia que acaba não sendo capturada nas suas métricas contábeis. O que os três maiores bancos privados têm feito é ter trazido para si a responsabilidade desse processo de transição, mas de também encontrarmos o caminho de um desenvolvimento sustentável dentro da floresta e não somente a partir de São Paulo”, disse Rial.

Publicidade

Poupamos seu tempo na busca pelo o que acontece diariamente no mercado

Ele afirmou que existe dentro do Brasil um distanciamento que deveria ser encurtado. Nesse caso, disse ele, os três bancos tiveram o mérito de mobilizar um conselho consultivo com pessoas conhecidas da academia, mas também do mundo empresarial e da região.

“Tivemos a humildade de aprender como podemos ser uma força de transformação para que consigamos encontrar modelos que permitam as populações locais a terem uma vida digna e crescimento econômico sem colocarmos em risco a preservação da floresta”, afirmou o presidente do Santander.

Rial enfatizou ainda que pela primeira vez se vê o setor financeiro brasileiro, de maneira mais clara, prestando contas à sociedade. “Agora no mês de setembro, nós temos o Dia da Amazônia, vai haver um evento de algumas horas em que os três presidentes destas três organizações Itaú, Bradesco e Santander estarão prestando contas do que cada um está fazendo individualmente no intuito de construir uma agenda que seja parte da solução.”

Rial disse que a partir dai que foram travados diálogos com a indústria de carnes para ver como se pode trazer uma série de frigoríficos menores e ajuda-los na formalização e preservação.

De acordo com Rial, falar em meio ambiente e governança é também falar em negócios. O Brasil, de acordo com ele tem um potencial ambiental enorme, mas precisa transformá-lo em modelos econômicos viáveis. “Somos uma potência ambiental e temos que influenciar o resto do mundo. O Brasil tem que se tornar uma bolsa de neutralização de emissão de carbono”, disse o presidente do Santander.


OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.


Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

"O Estado de S. Paulo" é o mais antigo dos jornais da cidade de São Paulo ainda em circulação . Em 4 de janeiro de 1875, ainda durante o Império, circulava pela primeira vez "A Província de S. Paulo" - seu nome original.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Acionista consome. Acionista investe.

Você consome das
empresas em que investe?

Receba notícias pelo Telegram

Publicidade

Publicidade
Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Parabéns!
Cupom de Desconto Descoberto!

Cupom: BEMVINDO10

Participe do Telegram Acionista!

Receba informações do mercado financeiro gratuitamente.

Não vá embora ainda!

Conheça nosso Clube exclusivo e gratuito

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.