Publicidade
Publicidade
Publicidade

Receita cria assistente virtual para orientar preenchimento de IRPF

Data da publicação

Categoria

Matérias por 1Bilhão – Educação Financeira; Fabrizio Gueratto; e Gueratto Press.

Categoria

Data da publicação

Receita cria assistente virtual para orientar preenchimento de IRPF

Com o prazo para entrega da declaração de imposto de renda chegando ao fim e a alta procura para tirar dúvidas, a Receita Federal criou um assistente virtual para orientar o preenchimento do documento.

O Assistente Virtual da Receita Federal está disponível nas versões do aplicativo Meu Imposto de Renda para celulares e tablets. Quem já tem o aplicativo instalado, precisa atualizá-lo nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store. Depois da atualização, basta clicar no ícone e digitar a dúvida.

Receita

A Receita explica que o assistente virtual, que também é conhecido como ChatBot, usa uma inteligência artificial que vai tentar responder diretamente à pergunta, ou então vai direcionar o contribuinte para o menu de assuntos sobre o tema.

O órgão explica que como toda ferramenta de inteligência artificial, o assistente virtual precisa de um tempo para aprender as informações e isso vai acontecer no dia a dia. Algumas questões podem ficar sem uma resposta no início, e quanto mais usuários, mais exatas serão as informações com o tempo.

  • clique aqui se já for investidor

Prazo

O prazo para a entrega da declaração vai até o dia 31 deste mês. A expectativa da Receita é que sejam entregues cerca de 32 milhões de documentos.

Quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

IRPF

Com o objetivo de compreender quão por dentro as pessoas estão em relação ao Imposto de Renda, a Acordo Certo, empresa de renegociação de dívidas, realizou uma pesquisa com mais de 1.100 pessoas e identificou que 54% dos respondentes não sabem quando começou o período de declaração. Com a aproximação do envio final – estendido para o dia 31 de maio – o documento conta com informações de rendimentos declarados e aponta aqueles que têm direito a restituir algum valor.

“Apesar do total desconhecimento sobre o prazo de entrega, que já está valendo, a maioria dos entrevistados afirmam saberem o que precisa ser declarado no imposto de renda (56%) e quem são as pessoas que precisam realizar o processo (66%). Entendemos que a questão necessita de um reforço maior nos períodos que antecedem a entrega da declaração, para que a população consiga executar seus demonstrativos em tempo hábil”, explica Thaler Becker, CMO da Acordo Certo.


OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

>Tenha as principais notícias do mercado financeiro, gratuitamente, pelo canal do Telegram.


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é capa-clube.jpg

Venha conhecer o Clube Acionista, nossa nova plataforma que reúne tudo que você precisa para investir melhor em um só lugar.

A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Publicidade

Um novo ambiente especialmente para você!


Autor

Matérias por 1Bilhão – Educação Financeira; Fabrizio Gueratto; e Gueratto Press.

Receba informações do mercado financeiro no seu celular gratuitamente

Compartilhe esse post nas suas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade
Publicidade

Telegram Acionista

Os principais destaques do mercado! A melhor cobertura.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.