Às vezes, sinto que muitas pessoas, por não saber onde investir, aplicam o dinheiro onde não desejam. Pense nisso. Desde que nascemos, somos bombardeados com um roteiro pré-fabricado: estude isso, trabalhe naquilo, case-se, compre uma casa, tenha filhos, e assim por diante, até se aposentar e perceber que tem seguido o roteiro de outra pessoa.

Quando falamos de dinheiro, para muitos um tabu, é ainda mais fácil de se se perder nas vozes estridentes do mercado e seguir o rebanho. No entanto, como disse o lendário investidor Ray Dalio: “O maior erro da humanidade é tentar extrair algo da natureza sem antes entender como ela funciona.”

Trago essa frase tentando lembrar sobre importância de compreender os princípios básicos das finanças antes de tomar qualquer decisão. Afinal, o dinheiro é seu e a história é sua. E ao assumir o comando você só precisa fazer duas coisas:

(1) Saber sobre onde você está colocando o dinheiro (qual o risco? qual a oportunidade?) para não cair em furada. (2) Tornar o processo de decisão mais simples (para poder se concentrar no seu trabalho, onde você realmente vai ganhar dinheiro).

Simplifique sua decisão sobre onde investir

Conforme venho citando em outro textos, defendo que o dinheiro se ganha com o trabalho e os investimentos servem para proteger e/ou multiplicar essa valor conquistado. Assim como Dalio nos encoraja a buscar compreensão, Peter Lynch nos lembra: “Invista em empresas que qualquer idiota possa administrar, porque eventualmente um o fará”.

Isso não é diminuir a empresa ou o profissional no cargo, mas sim em entender que um negócio bom geralmente é simples e transparente. Portanto, destaco sobre a necessidade de investir em negócios sólidos e compreensíveis, em vez de ceder a modismos ou especulações.

O sucesso financeiro está na paciência e disciplina para seguir o seus objetivos financeiros pessoais. Pense mais em você e menos que estão tentando vender por aí.

Gostou do conteúdo? Todos os domingos uma nova dica no Lounge para você que está nesta jornada dos investimentos. Para mais conteúdos específicos confira no Clube Acionista em Trilha do Investidor.

Publicidade