A Economia Circular vem evoluindo em ritmos e abrangências variadas ao redor do
mundo. Vide a seguir ideias de Peter Gersen, estrategista de negócios com impactos da
Holanda, sobre os 8 passos para o sucesso deste modelo.
1º passo – A inovação começou e precisa aumentar sua escala para que haja progresso
O governo deve ser proativo estimulando inovações e modelos de negócios, por
exemplo, através de políticas públicas. Empresas e municípios devem criar hubs
circulares e laboratórios para que startups e empresas maiores possam se conectar.
2º passo – Progresso significa mais e maiores investimentos de fundos de pensão: Os
modelos de negócios circular diferem de modelos-padrão tradicionais.
Os bancos e fundos já compreenderam estas diferenças e devem estruturar novas
estratégias financeiras para atender esta potência de negócios.
3º passo – Trabalhar junto não é apenas uma opção, é uma obrigação
O sucesso de modelos circulares demanda parcerias. É necessário identificar os
parceiros ideais e identificar seus desafios e interesses.
4º passo – O progresso depende diretamente dos incentivos financeiros
O sistema tributário atual está embasado em uma economia linear na qual os tributos
incidem sobre os resultados do negócio. Uma mudança significativa seria mudar o foco
da tributação para o uso dos recursos naturais, que também é aplicável ao
consumidor.
O governo também desempenha papel importante na criação de condições equitativas
aos negócios através por exemplo, de subsídios equivalentes aos variados padrões.
5º passo – Energia renovável é o único combustível para o progresso
Os combustíveis fósseis são um obstáculo para a economia circular. Além disso, a
volatilidade do preço do petróleo incomoda as indústrias.
6º passo – O progresso está nos resultados
A diferença entre a teoria e a prática é evidente. Sendo assim reúna e apresente o
maior número possível de oportunidades de negócios e casos práticos.
7º passo – Estudantes são os agentes do progresso
A economia circular dever ser incluída na educação em todos os seus níveis
proporcionando a conscientização, mobilização e engajamento dos cidadãos.
8º passo – Respeite o fato de consumidores serem conservadores em suas ideias
É preciso tornar a opção “circular” uma escolha fácil, divertida e inteligente para os
consumidores: aceite o fato de que a consciência de estar “fazendo a coisa certa” não
costuma ser o melhor incentivo para o consumidor mudar o seu comportamento. Faça
com que a inovação circular seja tangível e prática: o que “ele ou eu ganha” com isso, e
não apenas o “planeta”.


Fonte: livro “Economia Circular – Debate Global, Aprendizado Brasileiro”, vários
autores, Ed Bambual