O “C-Beta” é o primeiro polo de inovação circular do mundo e está localizado na Holanda, na região metropolitana de Amsterdã.

Percebe-se que com o amadurecimento da economia circular no mundo os desafios e iniciativas nacionais e internacionais com este foco vem transformando ideias em outros padrões de realidade.

Este polo de inovação circular busca desenvolver soluções que envolvem conceitos, ideias, tecnologia, estruturas de financiamento, modelos de negócios circulares e outros aspectos.

Estes desafios são solucionados em conjunto com uma variedade de stakeholders fazendo com que a co-criação do todo seja maior do que a soma das partes acelerando de forma significativa a transição para uma economia circular. Esta comunidade de stakeholders envolve desde lideres intelectuais e acadêmicos a artistas e designers, ONGs, startups, pequenas, médias e grandes empresas, executivos, institutos de conhecimento, organizações governamentais e outros.

O “C-Beta” proporciona oportunidades inteligentes que permitem a comunidade definir e desenvolver projetos circulares com sucesso. Vide a seguir algumas oportunidades que são geradas:

  • Criação de combinações inesperadas entre os stakeholders, facilitando a colaboração em nível sistêmico;
  • Auxílio no desenvolvimento de casos de negócios possíveis e fornecimento de acesso a capital de investimento;
  • Abertura para “Exploradores de Oportunidades Circulares” buscando a identificação de oportunidades latentes e competitivas para empresas e ecossistemas;
  • Acesso a visões acadêmicas e práticas através de workshops, treinamentos, palestras, bases de dados, aulas másters e outros;
  • Geração, gestão e extração de dados de usuários relevantes;
  • E outras.

Atualmente estas oportunidades estão focadas no ambiente de estruturação e nos últimos 3 (três) anos têm assessorado dezenas de projetos.

O principal objetivo do polo é aumentar rapidamente a escala da economia circular por meio da criação de demanda e disseminação de conhecimento.