Publicidade
Publicidade
Publicidade

Como os bancos lucram? Conheça os principais serviços

Data da publicação

Categoria

A Red Ventures é uma multinacional que atua no Brasil no mercado financeiro de forma abrangente, hoje é composta por 4 principais Startups atuando em diversos negócios: Azulis (marketplace de maquininhas de cartões para o microempreendedor), Onze (Previdência Privada como benefício para funcionários), Capital Research (Investimento na bolsa) e IQ (Cartão de crédito)

Categoria

Data da publicação

Como as instituições bancárias obtêm lucros e quais os serviços tarifados mais comuns disponíveis para clientes

Já escutou a expressão: “o banco cobra até a respiração do cliente”. é uma metáfora, porém existe sim, um fundo de verdade. São inúmeros serviços que conferem lucros infinitos aos bancos, afinal é dos clientes que eles sobrevivem.

Você sabia que a palavra a prática de guardar o dinheiro surgiu por volta do 2000 antes de Cristo? Pois é! A primeira instituição financeira comercial chamava-se “Banco de Veneza”, na Itália, em 1157, para financiar os monarcas em suas guerras. As atividades comerciais foram consolidadas no fim da Idade Média, quando também a função do banqueiro se tornou importante.

Publicidade

No entanto, a possibilidade de multiplicação do dinheiro e de concepção dos empréstimos, conforme conhecemos nos dias de hoje inseridos em uma super tecnologia, aconteceu um pouco depois.

Neste momento, surgiu a ideia de emprestar dinheiro, mediante o pagamento de juros. Assim, os bancos cresceram e enriqueceram. Os bancos europeus, por exemplo, surgiram a partir do século XV, oriundos de negócios das famílias de banqueiros. Então, podemos ver que não é de hoje que os bancos são realmente ricas instituições.

O crescimento dos lucros dos bancos

A rentabilidade sobre o patrimônio de grandes instituições bancárias atingiu um patamar de mais de 25% em 2019, segundo um levantamento feito pela consultoria Economatica para a BBC Brasil. A lucratividade dos bancos foi de aproximadamente R$109 bilhões, entre julho de 2018 e junho de 2019. Esse é o maior lucro nominal (sem considerar a inflação) em 25 anos, desde o lançamento do Plano Real, em 1994.

Mas afinal, o que faz os bancos terem resultados financeiros tão positivos no Brasil mesmo em meio à desaceleração econômica? Isso se deve ao fato dos bancos oferecerem uma gama imensa de produtos e serviços, podemos dizer imprescindíveis e até únicos, utilizados pelas pessoas. Dentre essa diversidade, existem as tarifas e taxas, cobradas por essas instituições, as quais as enriquecem diariamente.

Serviços mais comuns oferecidos pelos bancos e suas cobranças

São muitos os produtos e serviços bancários, conhecidos e, que já fazem parte do cotidiano como a conta corrente, conta poupança, por exemplo. Outros, porém, são mais complexos e demandam um conhecimento um pouco mais específico sobre rendimentos e afins.

Conta corrente

Conhecida como conta de depósito à vista, é um dos tipos de produtos mais utilizados pela população. Confere ao cliente a possibilidade de movimentações bancárias, como depósitos, saques, transferências, pagamentos, receber salário, entre outras operações. Para abrir uma conta corrente, seja ela em um banco físico ou em um banco digital, é necessário ter no mínimo 18 anos. Dentro do pacote de serviços disponíveis na conta corrente (que varia de banco para banco), o cliente tem o direito de realizar: até 4 saques mensais; recebimento de 10 talões de cheque; 2 extratos bancários mensais; 2 transferências mensais entre contas do mesmo banco e, consultas à conta, que são ilimitadas. Mas para outras transações, é necessário realizar o pagamento de uma tarifa mensal, cobrada para a realização do serviço bancário.

Empréstimos bancários com garantia de imóvel

O cliente pode solicitar um empréstimo para usar quando quiser, e dá uma imóvel (residencial ou comercial) para garantir o pagamento das parcelas. Essa operação pode ser realizada em até, aproximadamente, 55% do valor do imóvel residencial ou até 30% do comercial, dividido em parcelas fixas, estipuladas por cada banco. Para esse serviço, o cliente terá de arcar com o financiamento de IOF e tarifas bancárias.

Publicidade

Os financiamentos oferecidos pelos bancos

São tipos de produtos bancários realizados como uma compra feita de forma parcelada. Onde o banco, libera o valor total a quem está vendendo algo, a pessoa que financia paga de forma parcelada, somando as taxas como os juros e outras ao longo do período que foi determinado.

Autor

A Red Ventures é uma multinacional que atua no Brasil no mercado financeiro de forma abrangente, hoje é composta por 4 principais Startups atuando em diversos negócios: Azulis (marketplace de maquininhas de cartões para o microempreendedor), Onze (Previdência Privada como benefício para funcionários), Capital Research (Investimento na bolsa) e IQ (Cartão de crédito)

Receba informações do mercado financeiro no seu celular gratuitamente

Compartilhe esse post nas suas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade
Publicidade

Telegram Acionista

Os principais destaques do mercado! A melhor cobertura.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.