23 formas de driblar a crise e buscar uma renda extra (Parte 2)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Receba notícias por Whatsapp

Receba notícias pelo Telegram

Em meu artigo passado falei sobre as possibilidades de se conseguir uma renda extra através de ideias que não necessitavam de conhecimento específico e neste artigo vou falar sobre a possibilidade de se conseguir recursos através do conhecimento que você já tem ou de ativos (equipamentos ou imóveis) que você pode utilizar. 

Se você não leu o artigo anterior pode ler clicando aqui.

Anteriormente tínhamos visto 9 formas de conseguir renda extra e vamos continuar agora com a décima forma de procurar driblar a crise e conseguir um dinheiro a mais:

10. Ganhe dinheiro com seus hobbies

Já imaginou transformar seus hobbies em fontes de renda? Muitas pessoas adoram cozinhar, fotografar, escrever, editar vídeos, jardinagem, fazer música, esportes, artesanato ou trabalhos em madeira, entre tantos outros e eles podem ser geradores de receita para você utilizando seu tempo de lazer.

Com alguma criatividade, planejamento e esforço adequados, você pode transformar seus hobbies em um novo fluxo de receita e aproveitar o tempo gasto com eles, vendendo os produtos que fez ou ensinando as técnicas que aprendeu. 

11. Crie um Blog com seus conhecimentos

Escrever e compartilhar conhecimento é uma das grandes áreas que trazem receita para muitas pessoas na internet e que cada vez mais vai crescendo. 

Se você tem conhecimentos específicos ou que atraem a atenção de muitas pessoas você pode criar artigos, como este, em seu próprio Blog e com o crescimento dele ganhar dinheiro com anúncios de terceiros, patrocínios ou até mesmo transformando-o em um site de assinaturas. 

Outras formas de ganhar através de seus conhecimento podem ser: 

12. Escreva um livro

Se você gosta de ler e tem conhecimento ou imaginação para escrever um livro, essa pode ser uma forma bastante efetiva de criar uma renda passiva. 

Os escritores ganham uma porcentagem da venda de seus livros mesmo depois que já terminaram o trabalho de escrever e, caso você fique famoso(a) como J.K Rowling, Paulo Coelho ou Daniel Goleman, você pode até passar a viver com os rendimentos dos royalties de seus livros.

Claro que não é uma tarefa fácil, pois além do livro ter de se tornar um sucesso, será necessário encontrar uma editora, uma equipe de revisão, marketing, entre outras coisas e também investir recursos financeiros no projeto, mas se você não tem recursos para isso ou deseja iniciar publicando algo menor você pode escrever um eBook.

13. Escreva e venda livros eletrônicos (eBooks)

Atualmente é possível escrever seu conteúdo digital e publicar em seu próprio site, em plataformas como a Hotmart, que comercializam estes materiais ou até mesmo contar com a ajuda da Amazon e do Kindle, para publicar seus conteúdos.

É uma forma de utilizar aquilo que você conhece bem e faturar com isso. 

14. Ganhe dinheiro com o YouTube

Se você prefere gravar vídeos ao invés de escrever você pode criar um canal do YouTube e disponibilizar conteúdo de valor para um publico que precise daquilo que você pode ensinar. 

Da mesma forma que no Blog, o YouTube compartilha parte do valor dos anúncios que faz com os donos dos canais que possuem muitas visualizações, assim como paga frações das assinaturas das pessoas que tem planos premium e assistem seu conteúdo. 

Existem outras formas ainda de ganhar dinheiro através do YouTube mas se quiser entender melhor veja esta matéria do G1 e entenda mais sobre essa forma de renda extra. 

15. Grave um curso online

Para quem já tem um material mais completo, ministra treinamentos ou possui um conhecimento amplo em um ou mais temas, uma ótima opção, amplificada pela situação atual é investir na gravação de um curso online e disponibilizar em plataformas como a Eduzz ou a Udemy

Neste caso, além de um material muito mais especifico e detalhado também é necessário possuir equipamento para gravação (que pode até ser o próprio celular) e um computador e software para edição (desejável também um bom microfone e iluminação). 

Esta também pode ser uma boa opção de renda recorrente e cujo esforço inicial é grande mas os benefícios podem ser colhidos por muito tempo. 

16. Faça serviços de forma Freelancer

Se você é um prestador de serviço, seja um pintor, encanador, desenvolvedor de sites, consultor ou terapeuta, saiba que você pode vender os seus serviços em plataformas em que você se cadastra gratuitamente e disponibiliza seus serviços pagando uma comissão ao site ou através da aquisição de um pacote que adquire na própria plataforma.

Serviços já famosos nesta área aqui no Brasil são o GetNinjas e o Frelancer  

17. Vender itens artesanais on-line

Caso você seja um(a) artista ou artesã(o), considere vender seus produtos em um marketplace como o Elo7, por exemplo. Lá você pode disponibilizar produtos de artesanato, luminárias, brindes, lembranças para festas entre outras tantas coisas. 

Para ganhar mais dinheiro, você pode vender algo único. Como estes marketplaces tem ficado maiores nos últimos anos, é mais difícil se destacar, mas isso pode acontecer se você vender algo diferente dos demais.

18. Crie e venda camisetas

Ter um equipamento de serigrafia ou de sublimação exige um investimento mais alto. Porém também é uma opção criar uma pequena grife de camisetas personalizadas ou para um nicho específico e começar a lucrar com isso. 

Esta atividade demanda mais tempo, conhecimento e investimento, mas pode inclusive se tornar sua fonte de renda principal com o passar do tempo. 

19. Ser motorista de Aplicativo

Conheço várias pessoas que dirigem para o Uber  e/ou  99 Taxi. Com a dificuldade em conseguir uma recolocação no mercado de trabalho, muitas pessoas optaram por dirigir através dos aplicativos para poder pagar suas despesas mensais. Mas como é possível fazer o próprio horário e dirigir somente quando quiser, também é possível utilizar estes aplicativos para ganhar um dinheiro extra, não necessariamente fazendo disto um ofício de tempo integral. 

Neste caso além do veiculo, também será necessária uma carteira de habilitação que permita dirigir de forma remunerada e atender a todos os critérios do Departamento de trânsito do seu estado e também da prefeitura local. 

20. Serviços de entrega de Alimentos

Serviços de entrega de comida estão sendo cada vez mais demandados, principalmente nas grandes cidades e também permitem que você trabalhe à noite e nos finais de semana, caso deseje. Se você está precisando muito de dinheiro, não é tão complicado levar a pizza da pizzaria para o cliente e receber o pagamento, porém para tal você precisará ter uma bicicleta ou moto.

Você pode se informar sobre o trabalho e a remuneração nos sites dos prestadores como o Uber Eats, o ifood e o Rappi, entre outros.

21. Serviços de entrega para e-commerces

Outra forma de utilizar seu veículo ou moto para ganhar dinheiro é realizando entregas de produtos para transportadoras e serviços de entrega. Com o crescimento do comercio online aumentou a demanda para este tipo de entrega e existe muito mercado para quem deseja ganhar com as entregas. 

Se tiver interesse em mais informações, consulte o site Eu Entrego.

22. Aluguel de Curta Duração

Da mesma forma que o Uber utiliza um bem que você dispõe e que em certos períodos estaria ocioso para propiciar uma forma de adquirir renda extra, o mesmo pode ser feito com a sua casa ou apartamento ou mesmo, com partes da sua moradia ou imóvel que tem disponível. 

Se as legislações locais permitirem, você poderá alugar sua casa inteira ou apenas um quarto através de plataformas como o Airbnb.

23. Alugue seu carro

E para finalizar nossas opções de ganho de renda extra utilizando seus próprios bens ou conhecimentos, caso você tenha um veiculo que não está utilizando com frequência ou até mesmo um carro extra que queira utilizar para ganhar dinheiro, poderá alugá-lo para outros usarem em aplicativos como o Mobbie. O conceito é semelhante ao Airbnb, só que para o seu veículo. 

Fique atento ao fato de que seu carro irá precisar atender às diretrizes. É importante também você conhecer bens as regras, os prós e contras, antes de se inscrever para utilizar o serviço.

Mais uma vez é importante ressaltar que não recebi nenhuma comissão ou gratificação de nenhuma espécie de nenhum dos sites ou plataformas que mencionei neste texto, nem estou fazendo propaganda das marcas que descrevi neste artigo, nem tão pouco sou responsável sobre o conteúdo e sobre os resultados oferecidos por cada um deles. 

Meu intuito aqui foi informar sobre as possibilidades existentes de se obter rendas extras para melhorar a vida dos leitores.

Por isso cabe a cada um utilizar ou não de seus serviços, por sua conta e risco.

Espero que você possa utilizar essas orientações e assim conseguir driblar as dificuldades atuais conseguindo uma renda extra para você e sua família. 

Se gostou, deixe um comentário abaixo do artigo e compartilhe com seus amigos. 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Publicidade

Leia também

Destaques da bolsa ativos durante o pregão - das 10h as 17h - Fonte: Google Finance - delay aprox. de 20 min.

*Dados inativos fora do horário do pregão.

Nossa missão é ajudar você a investir melhor com uma variedade de conteúdos, de diversas fontes. Acreditamos que quanto mais você se informa, melhor você decide!