Publicidade
Publicidade

Publicidade

Você já ouviu falar no “Open Banking”?

Open Banking significa Banco aberto ou sistema bancário aberto, que está sendo implementada no Brasil e permite aos clientes de produtos e serviços bancários compartilhar suas informações com mais de uma instituição, desde que todas sejam autorizadas pelo Banco Central.

Assim, todas as movimentações das contas bancárias podem ser vistas em apenas uma plataforma, e não apenas pelo aplicativo de um único banco.

Segundo o Banco Central, as informações serão compartilhadas a partir da autorização do correntista, e assim as diferentes instituições irão se conectar e acessar exclusivamente os dados autorizados pelo cliente. Todo esse processo será feito em um ambiente seguro e a permissão poderá ser cancelada pela pessoa a qualquer momento.

O compartilhamento dos dados cadastrais e transações relacionadas a cartão de crédito e operações de crédito (como financiamentos e empréstimos) já começou a ser feito, e está disponível para 10% dos clientes das instituições.

Hoje, dia 29/10, inicia a terceira fase do Open Banking, que é o compartilhamento também dos pagamentos realizados pelo PIX.
Diante da insegurança de compartilhamento de dados bancários, naturalmente surge a dúvida sobre quais serão os benefícios desse novo sistema?

A expectativa é de que traga mais competição entre os bancos, melhorando as ofertas de produtos e serviços, reduzindo as tarifas bancárias e trazendo condições mais vantajosas para os clientes, já que, a partir de agora os bancos terão acesso às condições oferecidas aos clientes.

Com isso, também se espera que a experiência no uso de produtos e serviços financeiros fique melhor, porque será possível visualizar todas as soluções financeiras num só lugar, o que facilita muito a gestão de suas finanças pessoais e investimentos.

O cliente que tiver interesse em ter acesso ao Open Banking precisa solicitar ao seu banco, a lista completa das instituições participantes está disponível no site https://openbankingbrasil.org.br/quem-participa/, entre elas estão: Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Itaú, Nubank, BTG Pactual e XP, são alguns exemplos.

Publicidade

Tayla Teloeken

Tayla Teloeken

Tayla Teloeken é Assessora de Investimentos. Formada em Direito e Contábeis, é especialista em Controladoria e Finanças. com forte experiência em consultoria empresarial e tributária. Auxilia as pessoas a desenvolverem a sua inteligência financeira e a buscarem o enriquecimento saudável. Instagram: @tayla.teloeken

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Receba notícias pelo Telegram

Publicidade

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.