Os TIPS (Treasury Inflation-Protected Securities) trata dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos com o objetivo de proteger os investidores da inflação. Diferente de títulos tradicionais, o valor principal e os pagamentos de juros se ajustam com base nas mudanças no índice de preços ao consumidor (CPI).

Como funcionam os TIPS

Veja os principais detalhes sobre a modalidade:

Quando você compra um TIPS, o valor principal se ajusta com base nas mudanças no CPI. Ou seja, significa que o valor principal aumenta com a inflação e diminui em um ambiente deflacionário. Assim, os ajustes ocorrem semestralmente, e o valor principal ajustado é usado para calcular os pagamentos de juros subsequentes.

Pagamentos de Juros:

Os TIPS pagam juros duas vezes ao ano com base no valor principal ajustado. Calculados aplicando a taxa de juros fixa do TIPS ao valor principal ajustado. Dessa forma, à medida que o valor principal aumenta com a inflação, os pagamentos de juros também aumentam.

Taxa de Juros Fixa:

Os TIPS têm uma taxa de juros fixa definida no momento da emissão. Essa taxa é aplicada ao valor principal ajustado para calcular os pagamentos de juros. Assim, a taxa de juros fixa é determinada no leilão de títulos e permanece constante ao longo da vida do título.

Vantagens e desvantagens

Entre as principais vantagens, podemos citar a proteção contra inflação. Bem como, a segurança considerando que são emitidos pelo governo dos EUA que apresenta baixíssimo risco de crédito. Além disso, a renda previsível envolvendo os juros semestrais.

Por outro lado, podemos citar como desvantagens o baixo retorno em relação à outros produtos. Por considerar a compensação pela inflação, o indicador é historicamente baixo no país norte americano.

Em resumo, as TIPS são uma opção sólida para investidores preocupados com a inflação que desejam proteger seu poder de compra. Portanto, oferecendo uma maneira segura de investir nos títulos do governo dos EUA, com a vantagem adicional de ajustes de valor principal para refletir as mudanças na inflação.

Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.  E para conteúdos exclusivos que podem turbinar sua carteira, assine Clube Acionista. Experimente 07 dias grátis!

Publicidade