Publicidade
Publicidade

O que são Candlesticks e para que servem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Olá investidores e investidoras de todo Brasil. A pergunta que este artigo vai procurar responder é “O que são Candlesticks?”

Hoje eu trago, neste artigo, um assunto bem interessante e que não se costuma ver com tanta facilidade na internet, que são os Candlesticks.  

Mas antes de eu falar sobre eles preciso explicar como funciona, de forma rápida, o mercado de Bolsa de Valores.

Publicidade



Investimento em Bolsa de Valores – Renda Variável

Em primeiro lugar, investimentos em Bolsa são ativos em Renda Variável e como o próprio nome já diz eles variam. 

Variam para cima, mas variam para baixo também, por isso o primeiro ponto importante é saber se este tipo de investimento está alinhado ao seu perfil de investidora ou de investidor para evitar frustrações e perdas financeiras. 

Caso este tipo de investimento esteja alinhado com o seu perfil e você deseje investir na Bolsa existem muitas coisas que você precisa saber e que não faz parte do assunto deste artigo, porém outro ponto importante que você deve conhecer é que para comprar um ativo em bolsa você precisa saber se ele tem potencial de valorização, pois assim você pode ganhar dinheiro com ele. 

No caso das ações, que irei tratar aqui, existem duas formas de avaliarmos esse potencial, uma é através da análise dos fundamentos da empresa, a chamada Análise Fundamentalista, que irá avaliar o valor intrínseco da empresa frente ao preço cobrado por ação para interpretar se o preço atual por ação da empresa estudada está justo ou se está abaixo ou acima do que a empresa vale. 

Em função disso é possível se tomar a decisão de compra ou não desta ação. Esse tipo de análise é utilizada normalmente para investimentos de prazo mais longo, como é o caso do “Swing Trade”. Neste tipo de negociação, a compra e venda de ações se dão em período acima de um dia, visando o ganho de capital entre o preço de compra e venda.  

Já para o chamado “Day Trade”, ou o ganho na valorização do preço da ação dentro de um mesmo dia é utilizado a chamada Análise Técnica ou Análise Gráfica, onde através do comportamento dos preços, volumes negociados e tendências apresentadas o investidor busca oportunidades de ganho. 

Acho importante destacar que a análise técnica não deve ser utilizada para se fazer previsões, mas sim como uma ferramenta de interpretação das sinalizações que o mercado produz constantemente. 

Os Candlesticks

E é aí que entra o candlestick, que nada mais é do que um tipo de gráfico que traz cinco vezes mais informações do que um simples gráfico de linhas, que também poderia ser usado para as análises. 

Vamos dar uma olhada em como funcionam os candlesticks e as informações gráficas que eles nos trazem através das figuras abaixo. 

Exemplo de Candlestick de Baixa

Aqui vemos a figura básica de um candlestick. Cada candle aqui representa uma unidade de tempo, ou seja, quando olhamos este gráfico, cada barra vertical representa um dia.  

Podemos ver também que cada barra possui uma distância entre o preço de abertura e o de fechamento daquele dia de negociação e isto é conhecido por corpo real do candle. Importante notar também que existem duas cores diferentes que representam os candles, as barras verdes e as vermelhas. 

Candles vermelhos, são chamados de candles de baixa, porque o preço de fechamento do ativo no dia foi menor que o preço de abertura e a distância entre a cotação máxima e a cotação de abertura, bem como a distância entre a mínima e o fechamento, chamamos de “sombras” do candle. 

Exemplo de Candlestick de Alta

Já para os candles de alta, representados neste gráfico com a cor verde, temos o preço de fechamento maior que o preço de abertura, sendo a distância entre a máxima e o fechamento, assim como a distância entre a mínima e a abertura as “sombras” destes candles.  

É importante perceber também que quando a abertura ocorre na mínima do dia e o fechamento na máxima ou vice-versa, os candles são chamados de cheios, porque não apresentam as linhas de sombra. 

Os Candles trazem muitas informações

Vamos entender agora porque embora os candles sejam muito simples, esta representação gráfica apresenta informações essenciais para que o investidor consiga analisar e compreender como o mercado se comportou naquele dia, ou seja, como estava a oferta, investidores que vendendo o ativo e a demanda, os compradores que buscavam estas ações. 

Se olharmos o gráfico acima podemos verificar através da informação dos candles, quão volátil, quer dizer a rapidez com que esse ativo varia de preço, estava este ativo e a direção do movimento, quando olhamos o tamanho dos candles e de suas sombras. 

Para finalizar veja que se apenas uma barra isolada consegue nos trazer esse panorama do que ocorreu em um dia específico de negociação, quantas informações podem ser extraídas para as análises quando se estuda um conjunto ou uma sequência destes candles. 

E é isso que vai compor uma parte da analise técnica, pois com estas informações será possível definir áreas de suporte, resistência, tendências de alta ou de baixa, movimentos de mercado e tantas outras informações importantes para a tomada de decisão do investidor.

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender melhor sobre os investimentos em Renda Variável em Bolsa de Valores.  

Caso queira ler mais sobre Educação Financeira e Investimentos, clique aqui e veja meus outros artigos desta coluna.

Nos vemos em breve, com alguns reais a mais. 



Luis Botelho

Luis Botelho

Formado e Mestrado em Engenharia, Assessor de Investimentos credenciado na CVM, Mentor e Educador Financeiro, certificado em Inteligência Financeira, Certificação CPA-20 (ANBIMA) e é membro da ABEFIN. Com 15 anos dedicados a programas de educação é também Palestrante, onde atou no SBT, Honda, FMU, Grupo Petrópolis, Comgás e Lello. Redes sociais: Instagram: @inspiratori73 Facebook: inspiratorief Website: www.inspiratori.com.br E-mail: [email protected]

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Acionista consome. Acionista investe.

Você consome das
empresas em que investe?

Receba notícias pelo Telegram

Publicidade

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.