Por Plurale
Companhia registra crescimento do lucro e do EBITDA, e reforça estratégia de investimentos em fontes renováveis, com destaque para eólica e solar


Mario Ruiz-Tagle, CEO da Neoenergia, comenta Resultados Financeiros e Operacionais do primeiro trimestre de 2022 – confira aqui.


A Neoenergia divulgou, nesta terça-feira (26), os Resultados Financeiros e Operacionais do primeiro trimestre de 2022. A companhia registrou lucro de R$ 1,2 bilhão, um aumento de 20% em relação aos três primeiros meses de 2021. O EBITDA Caixa cresceu 60%, comparado ao mesmo período do ano passado, e atingiu R$ 2,4 bilhões.

“No primeiro trimestre de 2022, continuamos registrando aumentos significativos do lucro e do EBITDA. Mantivemos o nosso modelo de negócios sustentável e com uma estratégia de crescimento baseada na ampliação do portfólio de energias renováveis. Avançamos com os projetos de transmissão, eólico e solar fotovoltaico, que representam grande parte dos nossos investimentos”, afirma o CEO da Neoenergia, Mario Ruiz-Tagle.

Com o compromisso de ampliar os negócios com foco na transição energética e na descarbonização, a Neoenergia investiu R$ 808 milhões no segmento de renováveis no período. O destaque é o avanço dos projetos eólico e solar, que serão concluídos ainda em 2022 e levarão a companhia a atingir mais de 90% da sua capacidade instalada em energia limpa.

A Neoenergia também encerrou o trimestre, no segmento de renováveis, com uma margem bruta de R$ 287 milhões, o que corresponde a um aumento de R$ 37 milhões em relação ao mesmo período de 2021. Os destaques foram o início da operação total do Neoenergia Chafariz, complexo eólico com 15 parques localizados na Paraíba, e a continuidade da construção do Neoenergia Oitis, complexo eólico com 12 parques entre o Piauí e a Bahia, que será o maior empreendimento da companhia nessa área no país.

Os investimentos realizados no Neoenergia Luzia, complexo solar que está sendo construído no município de Santa Luzia, na Paraíba, somaram R$ 364,3 milhões. No primeiro trimestre do ano, a companhia recebeu os módulos solares e iniciou a montagem. As duas plantas dos parques solares terão capacidade instalada total de 149,3 MWdc e possuem sinergia operacional com o Neoenergia Chafariz.

“Os dois projetos, o eólico e o solar, estão avançando em ritmo acelerado, gerando emprego e benefícios sociais e ambientais para as regiões onde estamos construindo e gerando valor também para os nossos acionistas”, enfatiza o executivo.

Destacam-se, ainda, os investimentos em expansão de redes nas distribuidoras. Nos três primeiros meses deste ano, o Capex das concessionárias foi de R$ 1,3 bilhão, um incremento de 46% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Do valor, R$ 703 milhões foram destinados à expansão de redes. Houve um aumento de 326 mil clientes ativos, que totalizaram 15,8 milhões de consumidores nas cinco distribuidoras — Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP e MS) e Neoenergia Brasília (DF). Esses investimentos refletem-se na qualidade dos serviços prestados.

Neoenergia Coelba, Neoenergia Pernambuco, Neoenergia Cosern e Neoenergia Elektro ficaram abaixo do limite regulatório tanto para o DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) quanto para o FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora). Neoenergia Brasília se enquadrou no FEC neste trimestre. Vale lembrar que, no plano de negócios da aquisição, esse indicador tinha previsão de enquadramento para 2023.

No que se refere a perdas, o destaque foi a Neoenergia Brasília, que registrou percentual de 12,65%, o que representa o quinto trimestre consecutivo de reduções no indicador. Neoenergia Elektro e Neoenergia Cosern seguem enquadradas no limite regulatório, e todas as cinco distribuidoras apresentam tendência de queda.

“Destacamos os investimentos na expansão das nossas redes de distribuição, garantindo o serviço com qualidade para todos os nossos clientes. Os resultados do primeiro trimestre de 2022 demonstram o nosso compromisso com a disciplina na gestão, com a resiliência dos negócios e com a criação de valor para os nossos acionistas”, reforça o CEO da Neoenergia.

No segmento de Liberalizados, a Termopernambuco registrou crescimento de 138% no lucro líquido, que alcançou R$ 176 milhões nos primeiros três meses de 2022, e aumento de 123% no EBITA, atingindo R$ 265 milhões.

Equidade de gênero

O incentivo à participação de mulheres no setor elétrico cresceu na companhia no primeiro trimestre. O CEO da Neoenergia assinou em março a declaração de apoio aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), iniciativa promovida pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global, representando mais um passo da companhia aderente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o de número 5, que prevê a igualdade de gênero. “Acreditamos que a nossa atuação vai muito além dos resultados financeiros. Queremos estimular a ampliação das oportunidades para as mulheres no setor elétrico. Acreditamos no desenvolvimento sustentável e continuamos a estimular a diversidade e a inclusão como uma forma de gerar valor”, diz Mario Ruiz-Tagle.

Uma das diretrizes da companhia é estimular a capacitação profissional de mulheres por meio da Escola de Eletricistas, que oferece formação gratuita nas áreas de concessão. Até 2030, a empresa busca ampliar a participação feminina em postos de liderança e nas atividades ligadas à operação.

Acesse aqui os materiais referentes aos Resultados Financeiros e Operacionais do primeiro trimestre de 2022.


SOBRE A NEOENERGIA: Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a mais de 15 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 4 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 0,7 GW com a construção de novos parques eólicos e solar. Em transmissão, são 2,3 mil km de linhas em operação e 4,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. A companhia é a primeira empresa no País a patrocinar exclusivamente a Seleção Brasileira de Futebol Feminino, dando nome à competição nacional, que passa a se chamar Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.

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