Talvez você nem lembre, mas no começo dos anos 2000 surgiu um jogo da Nvidia chamado Second Life, o jogador virava um avatar e ali criava sua vida, algo tipo The Sims também, mas um pouco mais evoluído. Foi praticamente um protótipo do agora se chama Metaverso e desde o ano passado está na boca do povo, do povo da tecnologia, claro. Então, essa brincadeira (séria) nada mais é que a réplica do mundo real no virtual e que vai facilitar a sua vida, dizem eles.

Em vista disso, ano passado o Mark Zuckerberg mudou o nome do Facebook para Meta, já de olho nessa nova jogada. Como sucessor dos smartphones e das redes sociais, o Metaverso tem o objetivo ambicioso de dar um passo à frente na experiência de imersão do usuário. “Apesar de soar como ficção científica, nos próximos 5 ou 10 anos isso vai ser comum”, prometeu.

Dessa forma, a Microsoft também já está no caminho, inventando produtos para o Metaverso e a Nvidia é outra que não perde tempo. São as três na corrida de quem se lança mais na nova onda. Vale saber se vão surfar numa boa. 

Pensando Metaverso mais além

Pois, agora imagina os aplicativos de relacionamento no Metaverso. Criar um avatar, marcar um “date”, conhecer a pessoa, conversar, tomar um chope e só depois de um tempo encontrar no mundo real? Incrível não? Pois é uma possibilidade bem próxima. Você não perde tempo com os chatos ou chatas de plantão.

“O Metaverso é visto como a evolução natural da internet. Esta evolução pode ser entendida como tendo três partes: a internet como foi criada inicialmente (Web 1.0), a expansão para inclusão de conteúdo gerado por usuários, que vivemos atualmente (Web 2.0), e, finalmente, uma internet descentralizada (Web 3.0). Esta evolução incluiria a imersão completa em uma realidade virtual, onde a interação entre pessoas, objetos e mundos passaria a ser imperceptível com o mundo real”, comentam os gestores da WHG Asset.

E toda essa alegoria de Metaverso já chegou nos investimentos. Você já pode pensar no mercado de ações. Várias empresas já estão sinalizando positivamente nesse nicho. Até temos indicações inclusive no Clube Acionista, vai lá.

Publicidade