Publicidade
Publicidade
Publicidade

MATO GROSSO DO SUL – Clima favorece aumento da expectativa da safra de grãos no estado

Data da publicação

Categoria

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é uma empresa pública com sede em Brasília, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Categoria

Data da publicação

A produção dos grãos cultivados na segunda safra e dos cereais de inverno deve aumentar nas lavouras sul-mato-grossenses, conforme divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na quinta-feira (12), durante o 8º levantamento da safra 2021/2022. De acordo com a atualização dos números, o estado deve chegar a uma produção de 20,7 milhões de toneladas, 9,1% a mais que a safra anterior, quando alcançou 18,9 milhões de toneladas. O resultado, segundo o estudo, é decorrente do comportamento climático a partir de março, que apresenta chuvas com volume e, principalmente, distribuição, adequados ao bom desenvolvimento das lavouras.

Com relação ao milho, a estimativa de produção do cultivo de 2ª safra no estado apresenta um aumento de 2,4% em relação ao levantamento anterior, ultrapassando os 11 milhões de toneladas. O fato decorre da expectativa de maior produtividade média local da cultura, situada em 5.100 kg/ha.

Já o sorgo aparece com um novo incremento em área cultivada, na ordem de 11,7%, pois os produtores aproveitaram a umidade disponível no solo e a maior janela de semeadura deste cereal para ampliar os cultivos.

Publicidade

Em contrapartida, o trigo e o feijão 2ª safra apresentam redução na área produtiva em relação à safra passada, justificado principalmente pelos altos custos de produção destes cultivos e a menor disponibilidade de semente salva no ciclo anterior por conta da baixa produtividade e qualidade dos grãos, que foram fortemente impactados pela geada ao final de junho do ano passado. Com relação à produtividade, estima-se que retorne aos patamares normais.

Para a aveia, as informações iniciais mostram leve aumento de área plantada, visto que não há grandes investimentos na produção, uma vez que os produtores utilizam sementes salvas, na maior parte sem adubação, em talhões de menor fertilidade e realizam o controle básico de pragas e doenças. Caso o clima apresente bom comportamento e o preço mantenha-se em patamares que propiciem retorno econômico, realizam a colheita, caso contrário, é utilizada apenas como cobertura de solo.

Saiba mais detalhes sobre a safra de grãos em MS e em todo o país no 8º Levantamento – Safra 2021/22, publicado no site da Companhia. A Conab divulga também o acompanhamento semanal da evolução dos principais cultivos do Brasil, com publicação todas as segundas-feiras.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]

Autor

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é uma empresa pública com sede em Brasília, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Receba informações do mercado financeiro no seu celular gratuitamente

Compartilhe esse post nas suas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Você pode se interessar por

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Telegram Acionista

Os principais destaques do mercado! A melhor cobertura.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.