Uma das atrações da Anuga Select Brazil, feira agroalimentar realizada recentemente – na segunda semana de abril -, na capital paulista, foi a carne bovina orgânica proveniente do rebanho certificado pela Associação Brasileira de Produtores Orgânicos (ABPO).Criada em 2001 por nove pecuaristas da região do Pantanal sul-matogrossense, a entidade conta atualmente com 140 produtores, aproximadamente 200 fazendas, cerca de 450 mil cabeças, abate mensal próximo a 12 mil unidades e área certificada em torno de 1,4 milhão de hectares.Basicamente, a carne bovina orgânica advém do boi que se alimenta primordialmente de pasto, protegido e fertilizado sem uso de insumos químicos, e com eventual suplementação feita com grãos não-transgênicos.Silvio Balduino, gerente executivo da ABPO, diz que por estes diferenciais, o custo de produção do boi orgânico, de fato, é mais alto, mas que o investimento compensa diante do sobrepreço entre 5% a 10% – acima do indicador Cepea/Esalq-USP – que é pago pela arroba do animal por parte dos abatedouros.O dirigente conta que os principais clientes hoje do boi orgânico são marcas de varejo de carnes especiais. “Os grandes frigoríficos são nossos parceiros como prestadores de serviço para o abate, mas não comercialmente no momento.” Segundo Balduino, em maio a associação dará entrada no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) no processo de criação do Selo de Indicação Geográfica da Carne Orgânica do Pantanal.

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