domingo, dezembro 15, 2019

Liberdade financeira. Você precisa entender isso antes de investir.

-

Após comentarmos sobre o porquê evitar investir visando o enriquecimento rápido, comentaremos sobre os caminhos necessários para se atingir a liberdade financeira.

Objetivo: liberdade financeira

Liberdade financeira é ter todos os custos e despesas mensais pagos, inclusive com sobras, pela sua renda gerada passivamente, isto é, via dividendos, aluguéis, etc.

Quem atinge a independência financeira pode viver a vida com bem menos preocupações, podendo viajar, passar mais tempo com a família, e investir seu tempo em projetos como bem desejar.

O fato de todo mês você estar recebendo mais do que o suficiente para sobreviver, te permite realmente viver e aproveitar a vida.

Além de não ter que depender de sistemas duvidosos como o da previdência social, garante a você e sua família estabilidade e tranquilidade.

Por isso, o objetivo de todas as pessoas que investem deveria ser atingir a liberdade financeira.

Claro que ela é relativa para cada um, tem pessoas que com R$ 5.000 mensais estariam muito satisfeitas, outras necessitariam mais, outras menos. O importante é traçar seus objetivos e lutar para conquistá-los.

Então, como chegar lá?

Poupe

Essa era óbvia, mas é algo extremamente necessário.

Aprenda a controlar melhor suas finanças, organize-se, corte custos desnecessários.

Claro que todo mundo precisa se divertir, mas não precisa gastar todo o dinheiro do mês nisso.

Uma dica bem interessante para quem tem dificuldades em poupar é: faça um levantamento do quanto você tem de despesas mensais, separe um pouco para o lazer, e veja quanto sobra nesse levantamento.

Então, depois de fazer esse levantamento, propomos o seguinte: em vez de investir tudo o que sobra do mês, invista o que foi planejado assim que receber o salário. Por quê? Pois você é muito menos propenso a utilizar dinheiro de forma ineficaz se não tem o dinheiro, dessa forma, talvez até sobre mais no fim do mês para investir além do investido no início.

Um grande problema é que muitas vezes acabamos gastando mais do que planejamos, mais do que o necessário.

Estude

Essa parte não se aplica somente a estudar as empresas, o mercado em geral. Estudar te gera mais conhecimento, e com mais conhecimento você ganha mais. Simples assim, teu conhecimento te gera valor tanto na sabedoria, quanto em dinheiro.

Para isso, especialize-se na sua área, faça mais cursos e enriqueça de conhecimento.

A melhor forma para você passar a ganhar mais dinheiro para aportar em busca da liberdade financeira é o investimento pessoal.

Pode até ser chato dispor um tempo para estudar, mas acreditem, vale muito a pena. Um ano de estudo pode te salvar dez anos de trabalho depois, simplesmente pelo fato de você ganhar muito mais dinheiro graças a isso.

O potencial de geração de valor do conhecimento adquirido é muito grande.

Ta, já poupei, estudei, aumentei meus potenciais de aporte, e agora?

Análise de empresas

É preciso sempre analisar uma empresa por completo antes de investir na mesma.

Além de aumentar a confiança e convicção no operacional, o que te ajuda a aguentar a volatilidade natural da bolsa de valores, te permite estimar melhor o valor intrínseco da companhia.

Valor intrínseco é o quanto a companhia realmente vale, seu valor justo. A ideia geral é comprar empresas por preços menores ao que deveriam valer, mantendo-as por bastante tempo acreditando que os bons desempenhos irão lhe entregar lucros neste ciclo. Contudo, é válido lembrar que esta é uma estimativa, e diferentes investidores chegam a diferentes respostas dependendo das suas premissas sobre a companhia.

No futuro faremos um post completo sobre valor intrínseco, mas por agora o que você precisa entender é que precisa comprar uma excelente empresa o mais barato possível em relação à seu valor justo.

Comprar barato te permite ter retornos maiores no longo prazo, e aumento de indicadores importantes como o yield on cost.

Paciência

Sim, você leu certo, paciência.

Após ter estudado uma empresa por completo, e ter comprado a mesma por um preço que você acredita ser barato, o investidor precisa esperar o tempo passar, simples assim.

É claro, você precisa continuar lendo e acompanhando a empresa, para ficar atento caso alguma premissa sobre a mesma mude, mas a ideia é que você continue com a ação para sempre caso ela não perca seus fundamentos. Warren Buffett falou em 1988, em sua carta para os acionistas, que o seu horizonte de tempo preferido para ficar com uma companhia com negócio e gestão acima da média é para sempre.

Mas ter paciência não é só esperar o tempo passar, é aguentar a volatilidade que o mercado sempre teve e sempre terá. As pessoas são influenciadas por emoções o tempo inteiro, e ver o seu patrimônio cair 50% em um dia com certeza não é algo que todos possuem estômago para aguentar, o que as faz vender suas posições e tomar o prejuízo.

Entretanto, se você investiu conhecendo a empresa, conhecendo todo o operacional da mesma, e de repente acontece algo muito ruim que faz o mercado cair 30% em uma semana, mas que não afeta em nada a tua companhia exceto nas cotações, por que você venderia? É a melhor hora de comprar mais barato.

Comprar barato é o que sempre gera os maiores retornos no longo prazo.

Portanto, possua confiança nas suas convicções, e tenha paciência tanto para comprar uma ação quanto para aguentar as volatilidades que ocorrerão.

A liberdade financeira

Depois de alguns bons anos investindo, com o foco no longo prazo, você atingirá a liberdade financeira. Tenha certeza disso, pois com a mentalidade certa, o tempo será seu melhor amigo para ajudá-lo, devido à magia dos juros compostos.

Confie no tempo, confie no longo prazo, evite a ideia de enriquecer rápido.

Veja essa lista da Forbes dos investidores mais ricos e tente achar uma característica em comum entre eles.

Não achou de cara?

Todo o top-4 é formado por senhores de cabelo branco, sendo que na lista em geral, só uma pessoa tem menos de 60 anos.

Isso acontece graças ao tempo somados aos fatores já explicitados acima, à convicção que essas pessoas tiveram. Pense bem, todos eles já enfrentaram várias crises, com certeza seus patrimônios devem ter caído pela metade em alguns momentos, mas no longo prazo, o preço das cotações converge para o valor justo das empresas.

Não estamos dizendo que você precisa investir até os 60 anos para atingir a independência financeira. Como falamos lá no início desse material, ela é relativa para cada pessoa, mas com certeza o tempo está a seu favor na sua jornada de investimentos.

No próximo post, falaremos sobre a ideia de acúmulo, para garantir que você pegou a mentalidade de longo prazo.

Para ver mais materiais educativos que te ajudarão a atingir sua independência financeira, clique aqui.

- Anúncio-

Acionista - Newsletter

 

Últimas Notícias

rapidas - Liberdade financeira. Você precisa entender isso antes de investir.