Por que evitar a ideia de enriquecer rápido pode te ajudar a investir?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Tire dúvidas sobre investimentos

Receba notícias pelo Telegram

Ativa

Com o grande aumento de investidores na bolsa é bom tomar conhecimento de pontos relevantes antes de tentar enriquecer rápido.

A tentação de enriquecer rápido

Se fosse uma certeza, todos escolheriam isso, mas o conselho serve para o investidor, principalmente o iniciante, não cair nas diversas armadilhas que aparecem diariamente, que prometem ganhos fantásticos em um intervalo de tempo curtíssimo.

A garantia disso não existe, ao menos, não da forma que é vendido.

Reflita sobre isso: o retorno é exatamente proporcional ao risco que você corre. Ou seja, se você quer retornos exponenciais precisará se submeter ao risco de prejuízos igualmente exponenciais.

Aliado a isso, mesmo que você tope o risco, no meio de tanta oferta sempre haverá “tentadoras oportunidades” que não levam à lugar algum – de certo modo, as propagandas enganosas -. Portanto, sempre esteja ciente da fonte, do que está sendo ofertado e do que depende para você ganhar dinheiro.

Hoje em dia, há muitos gurus e vendedores de curso de trader prometendo algo que nem eles fizeram. Há um estudo na FGV sobre isso, onde mesmo dentre os que passaram pela “curva de aprendizado do trader” de 1 ano, 91% tiveram prejuízo, e apenas 0,8% fizeram em média mais de 300 reais por dia.

O começo do estudo foi com 19.696 pessoas, e no fim dele, só 13 pessoas conseguiram fazer uma média acima de 300 reais por dia.

Recomendamos fortemente que você leia o estudo completo, basta clicar aqui.

Jogue com as chances a seu favor

Portanto, vendo o estudo acima, percebemos que a grande maioria das pessoas que tentam day-trade tem prejuízos. Então nos diga, por que você investidor, que está ingressando no mercado agora, acha que conseguiria fazer melhor do que os outros 99,2%?

A ideia de enriquecer rápido torna tentadora a aquisição de cursos de Trading, no entanto, poucos conhecem o risco do negócio. Se você está sendo abordado por promessas de retornos consistentes ao mês, recomendamos que fique atento.

Veja o exemplo daquele que é considerado por muitos o melhor investidor de todos os tempos. Warren Buffett teve uma média anual de retorno 20,8%, isso dá 1,73% ao mês. Já seria uma ousadia tentar igualar-se à ele, que dirá superá-lo, ou seja, se alguém promete para você algo melhor que isso, fique atento!

Saiba onde está o seu dinheiro

“Nunca compre uma dica”, essa frase foi dita por Luiz Barsi, o maior investidor do Brasil. Isso reflete a importância de conhecer e ter a noção exata do que está comprando.

Se você assina por materiais de investimentos, acompanha as recomendações e segue algumas análises, ótimo! O conhecimento é fundamental para o poder de crítica, para a melhor decisão e para conhecer de forma mais profundo a oportunidade abordada. Portanto, mesmo que você pague por um Research, saiba que a decisão de comprar e o risco do investimento é totalmente seu, sem isentá-lo da responsabilidade de conhecer o negócio.

Ontem mesmo um de nós passou por uma experiência no Uber, onde o motorista conhecia empresas além do normal, então foi perguntado se ele investia em bolsa de valores, segue o diálogo após a pergunta:

A: “Estou começando a estudar, mas ainda não invisto”

B: “Que bom, estude bastante que isso com certeza vale a pena.”

A: “É, verdade. Tu entende de Bolsa? Meu amigo me recomendou e disse que é o melhor ‘investimento’ atualmente.”

Prontamente foi falado para ele começar aos poucos, primeiro entendendo os riscos – renda varável, varia – e recomendado que o mesmo procurasse casas de análises e profissionais qualificados para ajudarem nesse caminho.

A mensagem a ser passada

Com a queda da taxa básica de juros, a SELIC, e as pessoas percebendo cada vez mais que a poupança não rende nada, investimentos em renda variável vêm chamando a atenção.

O problema com isso, é que com a enorme falta de educação financeira do país, as pessoas tendem a acreditar naquela dica do amigo, que nem sempre é uma dica de verdade.

Todos cometem esse erro no início, comprando aquela ação recomendada que com certeza era boa, mas percebendo depois que não era bem assim.

Portanto, estude bastante uma empresa antes de comprar uma ação, e fuja das armadilhas de curto prazo. Não existe a tacada perfeita, não existe retornos consistentes exagerados, basta ver a quantidade de pessoas que perderam tudo com isso.

Você escuta seu amigo e aprofunda a informação. Ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros, assim como promessas tem que ter fundamentos para acontecerem.

Se tornando nosso assinante, você tem acesso a análises de diversas corretoras sobre as empresas, além de conteúdos exclusivos sobre as mesmas. Para isso, basta clicar aqui.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia também

Nossa missão é ajudar você a investir melhor com uma variedade de conteúdos, de diversas fontes. Acreditamos que quanto mais você se informa, melhor você decide!

Conheça o Painel Acionista: em um só lugar tudo o que você precisa saber sobre investimentos