Publicidade
Publicidade
Publicidade

LCI x LCA: entenda as diferenças

Data da publicação

Administrador, Especialista em Investimentos Anbima- CEA®, colaborador e conselheiro no Portal Acionista.

Data da publicação

Para entender como funciona o investimento em LCI e LCA é importante conhecer as características referentes à rentabilidade. Assim como as demais alternativas de renda fixa, como investimentos feitos por meio da plataforma do Tesouro Direito, a remuneração pode ser de três tipos:

Prefixada

Que depende de uma taxa de juros fixa definida em contrato.

Pós-fixada

Que envolve o acompanhamento de um indicador de mercado.

Híbrida

Que é dada pela soma entre um indicador e uma taxa fixa.

Você sabia que esse investimentos é isento de Imposto de Renda (IR) para pessoa física?

Em relação à tributação, convém entender que LCI e LCA são títulos isentos de Imposto de Renda (IR) para pessoas físicas. Portanto, ao investir nessas alternativas, não haverá desconto na fonte no momento do resgate.

Porém, a característica muda quando o investimento é feito por pessoas jurídicas. Nesse caso, há uma cobrança de imposto segundo a tabela regressiva. A alíquota máxima é de 22,5% (para aplicações até 180 dias) e a mínima é de 15% (para aplicações a partir de 720 dias).

LCI x LCA

LCIs, Letras de Crédito Imobiliário, são os títulos emitidos por instituições financeiras que remuneram o investidor por um determinado prazo que é definido no momento do investimento. Eles são lastreados em créditos imobiliários, o que significa que o investidor empresta dinheiro ao setor imobiliário para depois recebê-lo com juros corrigidos.

Os seus riscos são baixos, mas não inexistentes. O risco de crédito existente está ligado à possibilidade do emissor não conseguir efetuar o compromisso. Já o risco do mercado se dá em razão das oscilações do mesmo. O risco de liquidez ocorre em referência aos prazos de resgate e vencimentos.

LCA, Letra de Crédito do Agronegócio, é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras com a meta de obter recursos para financiar o setor agrícola. Ou seja, empresta-se dinheiro ao setor para depois ter o dinheiro com uma taxa de juros.

Esse também é o investimento de baixo risco, mas possui também como qualquer tipo de investimento. O risco de crédito dele ocorre se a instituição não consegue pagar ao credor o que se deve. O risco de mercado está ligado à flutuação nos preços, câmbios e juros. Já o risco de liquidez ocorre por conta do investidor ter que manter o dinheiro aplicado por um determinado período.


ENTENDA MAIS SOBRE INVESTIMENTOS

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne conteúdos exclusivos para ajudar quem quer entender melhor sobre o mundo dos investimentos. Trilhas educativas para você tirar as principais dúvidas e descobrir como potencializar seus rendimentos. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode entender mais sobre o mercado com os conteúdos diários do Portal Acionista.

Autor

Administrador, Especialista em Investimentos Anbima- CEA®, colaborador e conselheiro no Portal Acionista.

Receba informações do mercado financeiro no seu celular gratuitamente

Compartilhe esse post nas suas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Telegram Acionista

Os principais destaques do mercado! A melhor cobertura.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.