LCA: o que é e como funciona os títulos do Agronegócio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Receba notícias por Whatsapp

Receba notícias pelo Telegram

A Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) é um título de renda fixa como foco no desenvolvimento do agronegócio do Brasil, emitido por instituições financeiras públicas e privadas.

Além de se tratar no investimento em um dos principais setores que movem a economia do país, você possui a isenção do imposto de renda e do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Veja com mais detalhes

O que é LCA

Como funciona o investimento em LCA

Tipos de LCA

Custos e Tributação

Riscos

O que é LCA

A Letra de Crédito Imobiliário (LCA) é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras com o objetivo de obter recursos para financiar o setor agrícola.

Investir em LCA significa emprestar dinheiro para o agronegócio, em troca, ter o dinheiro acrescido de uma taxa de juros. O valor captado é destinado, basicamente, para os empréstimos a produtores rurais que precisam do dinheiro, por exemplo, para os insumos, maquinários e entre outros.

Como funciona o investimento em LCA

O investimento em LCA é feito pelo Banco que pagará uma remuneração em juros pela aplicação. Desta forma, o banco conseguirá emprestar o dinheiro para o agronegócio se desenvolver.

Este tipo de título é considerado de renda fixa e de baixo risco. Geralmente, o rendimento do título tende a aumentar de acordo com o prazo da aplicação e com o valor investido.

Além disso há outros benefícios, como a isenção do imposto de renda e IOF (imposto sobre operações financeiras), garantia pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), acessibilidade para valores baixos e prazo de resgate mínimo de 90 dias.

Para investir neste título, basta ter conta em um banco ou corretora e verificar as condições e opções entre os títulos LCA.

Tipos de LCA

Basicamente, existem 3 tipos de LCAs:

Prefixados, onde a taxa de rendimento é determinada no momento inicial da aplicação. Portanto, permite que o investidor saiba exatamente o valor que receberá no resgate do valor aplicado.

Pós-fixadas, envolve uma taxa de rendimento atrelada à algum indexador, como a taxa Selic (taxa básica de juros da economia), CDI (certificado de depósito interbancário) ou o IPCA (índice nacional de preços ao consumidor amplo – inflação).

Híbrido, por ter o rendimento definido por uma taxa de juros previamente definida mais um rendimento definido por um indexador.

Custos e Tributação

A rentabilidade da LCA vai depender do tipo de aplicação que for escolhida (prefixado, pós-fixada ou híbrida).

Os custos podem ocorrer dependendo da corretora em que se aplica o investimento, envolvendo a taxa de custódia.

No caso das tributações, não há. Essa é uma estratégia do Governo Federal para incentivar esse investimento e o desenvolvimento do setor do agronegócio, portanto, oferecer sem custos ou tributação é uma das formas de aumentar a atratividade do título.

Riscos

O investimento em LCA é considerado de baixo risco e conta com a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), ou seja, o fundo protege o investimento do risco de crédito até o valor de R$ 250 mil por CPF.

Portanto os principais riscos neste título são:

Risco de Crédito, que ocorre quando a instituição financeira não consegue pagar ao credor o que lhe deve (lembrando que neste caso há proteção do FGC).

Risco de Mercado, envolvendo a flutuação nos preços, câmbios e taxas de juros.

Risco de Liquidez, que se trata do investidor ter que manter o dinheiro aplicado por um determinado período, portanto se você precisar do dinheiro antes do vencimento talvez seja melhor optar por outra alternativa.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Publicidade

Leia também

Destaques da bolsa ativos durante o pregão - das 10h as 17h - Fonte: Google Finance - delay aprox. de 20 min.

*Dados inativos fora do horário do pregão.