LCI: o que é e como funciona o investimento

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Fundos imobiliários

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) oferece a possibilidade de realizar um investimento de renda fixa, de baixo risco, que atua diretamente no mercado imobiliário.

Portanto LCI é um título privado emitido por bancos para desenvolver o setor imobiliário.

Além disso, possui a vantagem de ser um investimento isento de imposto de renda.

Veja com mais detalhes

O que são LCIs

Riscos

Tipos de LCIs

Rendimentos

Vantagens e Desvantagens

Como investir em LCI

O que são LCIs

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) são títulos emitidos por instituições financeiras que remuneram o investidor por um prazo determinado no momento do investimento.

Sendo uma fonte de investimento para o setor imobiliário, pois são lastreados em créditos imobiliários. Ou seja, na prática, o investir estará emprestando o dinheiro ao setor imobiliário para recebê-lo com de juros (corrigido) no futuro.

Riscos

O riscos de uma LCI é muito baixo, no entanto, não existe investimento livre de risco.

O investimento conta com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), instituição interbancária que protege investimentos de até R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira, considerando o limite de garantia de R$ 1 milhão para cada período de quatro anos, para o caso do emissor do título não conseguir honrar seu compromisso financeiro.

Vale lembrar que o investidor em LCI não está exposto diretamente a nenhum risco no setor imobiliário.

Portanto, o risco de crédito se refere à possibilidade do emissor não conseguir honrar o compromisso. O risco de mercado envolve as oscilações dos indicadores econômicos. E o risco de liquidez, referente aos prazos de resgate e vencimentos dos títulos.

Tipos de LCI

Há 3 tipos de LCI: prefixado, pós-fixado e o híbrido.

Prefixado
Possui rentabilidade definida, ou seja, você saberá a taxa no momento da aquisição do título e quando renderá independente do que possa ocorrer no mercado.

Pós-fixado
O rendimento do título estará atrelado a algum indicadores, no caso à taxa CDI (certificado de depósito interbancário). Portanto, o rendimento dependerá da variação do índice.

Híbrido
É uma aplicação mista, que oferece ambas opções: um taxa prefixada e uma pós-fixada, sendo o IPCA ou o IGP-M os índices mais utilizados.

Rendimentos

A rentabilidade de uma LCI é definida no momento da compra do investidor caso se decida realizar um investimento prefixado, ou posteriormente no caso da pós-fixada, pois depende do comportamento do seu indexador.

Quanto mais longo é o vencimento de uma LCI, maior tende a ser sua rentabilidade. Por isso, vale sempre pesquisar para encontrar a melhor taxa para o seu investimento. Além disso, esse é um investimento que não conta com a cobrança de imposto de renda para pessoas físicas.

Vantagens e Desvantagens

As vantagens de aplicar o dinheiro em LCI envolve a possibilidade de escolher a modalidade – pré ou pós-fixado -; a isenção de tributos para pessoa física, enquanto outros papéis como CDB ou Tesouro Direto são tributados; e a contribuição para o desenvolvimento da economia, pois o título tem como finalidade a injeção de capital no ramo imobiliário.

Por outro lado, as desvantagens estão nos prazos de resgate, pois só poderá ocorrer após um período pré-determinado.

Como investir em LCI

Para investir em LCI é preciso ter conta em algum banco ou corretora. Saber qual o seu perfil de investidor, para conferir se as letras de crédito imobiliário combinam com seus objetivos de prazos e risco.

Os passos seguintes envolve a escolha do LCI, considerando a instituição que está emitindo (notas de rating da instituição emissora), rentabilidade, aplicação mínima e prazo de resgate.

Por fim, transfira o dinheiro, faço o investimento e aguarde o prazo do investimento e resgate seus lucros!

Receba conteúdos diariamente por e-mail

Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.