Publicidade
Publicidade
Publicidade

Evolução do Dividend Yield ponderado do Ibovespa e IFIX – Ibovespa atinge o maior nível histórico – Em maio de 2022 o DY dos índices estão praticamente no mesmo patamar.

Data da publicação

Categoria

A Economatica é referência no desenvolvimento de sistemas para análise de investimentos. Desde sua fundação em 1986, a empresa mantém 100% de seu foco na coleta e gerenciamento de bases de dados de altíssima confiabilidade, bem como no desenvolvimento contínuo de ferramentas de análise de alta performance.

Categoria

Data da publicação

Com o complemento ADD-In para Excel da plataforma da TC/Economatica elaboramos o cálculo do Dividend Yield ponderado dos índices Ibovespa e IFIX de 2012 até a data atual.

O cálculo considera os ativos presentes em cada data nos índices de referência e pondera o Dividend Yield pelo percentual de participação no índice.

Caso deseje a planilha de Excel com os vínculos de ADD-In, você pode baixá-la em nosso site no link https://economatica.com/galeria na pasta “Índices e Moedas”.

Publicidade

Conclusão

O Dividend Yield ponderado do Ibovespa no final de maio é de 9,58% contra 9,93% do IFIX.

O maior nível atingido pelo IFIX foi no mês de janeiro de 2017 com 11,09%.

O Dividend Yield do Ibovespa em maio de 2022 atinge o maior patamar da amostra com 9,58%.

Em fevereiro de 2021 o Dividend Yield do Ibovespa atingiu o menor nível com 2,24%.


Os maiores Dividend Yields do Ibovespa

Na tabela abaixo listamos as 20 ações da carteira do Ibovespa com maior Dividend Yield em 12 meses até 31 de maio de 2022.

A ação ordinária da Petrobras (PETR3) tem o maior DY com 43,22% em 12 meses, seguida pela ação preferencial da empresa (PETR4) com 42,87%.

Publicidade

Cinco ações são do setor de energia elétrica. Carnes e derivados, Minerais metálicos, Siderurgia têm 3 ações cada. Bancos e Exploração e refino têm duas ações e Telecomunicações e petroquímicos estão presentes com uma ação cada.
 


Os maiores Dividend Yields do IFIX

Na tabela abaixo listamos os 20 maiores Dividend Yield dos ativos que fazem parte do índice IFIX no dia 31 de maio de 2022.

O fundo VGHF11 Valora Hedge Fund FII- Única tem o melhor Dividend Yield com 17,51% em 12 meses até 31 de maio de 2022.

Na lista dos 20 maiores temos 18 fundos com foco de atuação TVM (Títulos Valores Mobiliários) e dois classificados como outros.

A Kinea Investimentos Ltda. tem três fundos na lista das 20 maiores, seguida pela Hectare Capital Gestora de Recursos Ltda., Valora Gestão de Investimentos Ltda. e Riza Gestora de Recursos Ltda. com dois fundos cada e outros onze gestores têm um fundo cada um.


Mediana do Dividend Yield por foco de atuação

Na lista abaixo temos a mediana do Dividend Yield por foco de atuação entre os fundos da carteira do IFIX em 31 de maio de 2022.

Os fundos TVM com 56 ativos registram 11,71% de DY, seguidos por um único fundo de agências com 10,07% e o item outros com oito fundos tem 8,86% de DY.

Caso deseje personalizar o estudo e seja usuário da nossa solução, entre em contato com nosso suporte pelo telefone 011 40813800 ou pelo e-mail [email protected] para que possamos lhe auxiliar na elaboração do estudo e implementar a nova ferramenta conforme suas necessidades. 

Se ainda não for usuário da nossa plataforma solicite um trial. 

Autor

A Economatica é referência no desenvolvimento de sistemas para análise de investimentos. Desde sua fundação em 1986, a empresa mantém 100% de seu foco na coleta e gerenciamento de bases de dados de altíssima confiabilidade, bem como no desenvolvimento contínuo de ferramentas de análise de alta performance.

Receba informações do mercado financeiro no seu celular gratuitamente

Compartilhe esse post nas suas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade
Publicidade

Telegram Acionista

Os principais destaques do mercado! A melhor cobertura.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.