A crise do subprime foi uma crise financeira que teve início em 2007 nos Estados Unidos. Mas se propagou para outros países e mercados ao redor do mundo. A crise teve como origem a concessão de empréstimos imobiliários de alto risco, conhecidos como “subprime”, para pessoas com baixa capacidade de pagamento, que não tinham condições de arcar com as prestações dos financiamentos.

Portanto, a chamada Crise do Subprime, está diretamente ligada com o mercado de hipotecas de risco, tendo origem nos Estados Unidos em 2007.

Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos altamente recomendados, veja por aqui.

Como aconteceu a Crise do Subprime

A partir de 2006, as taxas de juros começaram a subir, aumentando as prestações e levando muitos mutuários a não conseguirem honrar suas dívidas. Assim, gerando um grande número de inadimplentes e a queda dos preços dos imóveis. Dessa forma, fez com que muitos dos devedores passassem a dever mais do que o valor de seus imóveis.

Esses empréstimos foram transformados em títulos financeiros que eram vendidos a investidores em todo o mundo, com o argumento de que eram ativos seguros e rentáveis. No entanto, quando os mutuários começaram a deixar de pagar as prestações, os títulos se desvalorizaram, gerando grandes prejuízos para os investidores.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

A crise do subprime teve um efeito cascata na economia global, afetando o setor financeiro e real de diversos países. A crise levou a falência de várias instituições financeiras importantes, como o Lehman Brothers, e desencadeou uma recessão econômica mundial que se estendeu até 2009.

As consequências da crise do subprime foram profundas e duradouras. Assim, levando a uma maior regulamentação do setor financeiro e a uma maior atenção dos governos para as questões de crédito e endividamento. Além disso, a crise demonstrou a importância de uma gestão de risco adequada e a necessidade de evitar a concessão de empréstimos de alto risco sem um adequado controle e supervisão.

Veja outros conceitos importantes em nosso glossário! Confira por aqui.