Cresce a participação feminina em tecnologia, logística e engenharia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Levantamento feito pela Gupy, empresa de tecnologia para recursos humanos, revela as áreas que mais contrataram em meio à pandemia. Segundo as oportunidades de trabalho publicadas em sua plataforma no último ano, houve um crescimento da participação feminina principalmente em setores com maior presença de profissionais homens, como logística (9,43%), tecnologia (5,68%) e engenharia (2,79%).

“A nossa tecnologia analisa todos os currículos de maneira igual, do primeiro ao último da lista, e monta um ranking de pessoas candidatas segundo a afinidade com a vaga, sem levar em consideração gênero, etnia, idade, região em que mora, universidade em que estudou ou qualquer outra característica que possa gerar algum viés inconsciente”, diz Mariana Dias, presidente e cofundadora da Gupy, em entrevista ao Valor Econômico.

O maior desafio continua sendo a ascensão das mulheres às posições de liderança. De acordo com a empresa, 41% das contratações de cargos gerenciais e apenas 27,4% de cargos de alta liderança, como diretoria, são preenchidos por elas. Os dados, no geral, apontam que ainda existem barreiras para a presença feminina no mercado de trabalho nas diversas posições, mas mostram também que esse percentual de diferença entre o público feminino e o masculino está ficando cada vez menor.

“Para cargos de alta liderança, por exemplo, as pessoas ainda relacionam as posições a homens brancos, heterossexuais, de determinada idade, formados nas melhores universidades, como se houvesse só um perfil ideal. Para mudar isso, a tecnologia não basta: é preciso uma mudança de mindset”, explica a executiva.

Sua empresa ou organização precisa de dicas para atrair, reter e desenvolver lideranças femininas? Baixe agora mesmo o e-book Atração, Desenvolvimento e Promoção de Lideranças Femininas, e ouça os episódios 7 e 9 do nosso podcast que falam sobre o tema. Para cases de outras companhias, acesse nosso Banco de Práticas.

Com informações do Valor Econômico.

Receba conteúdos diariamente por e-mail

Movimento Mulher360

Movimento Mulher360

Referência no engajamento de empresas na promoção da equidade de gênero e empoderamento feminino. Atuamos em 3 dimensões: fomento, sistematização e disseminação de conhecimentos e práticas com o objetivo de acelerar o avanço da equidade de gênero nas empresas e nas suas cadeias de valor.

Você pode se interessar por

Publicidade

Receba notícias pelo Telegram

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.