Como transformar o dinheiro em seu maior aliado

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Tire dúvidas sobre investimentos

Receba notícias pelo Telegram

O dinheiro sempre foi tido como o grande vilão na vida das pessoas. Tratado como sendo a raiz de todos os males, a causa de graves problemas ao redor do mundo.

Na sociedade capitalista em que vivemos, o dinheiro está associado ao poder, ao sucesso. E a falta dele logo remete ao fracasso ou incompetência.

Porém, o dinheiro não é nada disso. Ele é um instrumento monetário para trocas de bens e serviços. É uma ferramenta que facilita o dia-a-dia das transações comerciais de uma sociedade.

Trazendo, então, o dinheiro para a realidade da Educação Financeira, podemos afirmar que ele é um meio para realizarmos sonhos e alcançarmos objetivos. Por isso, precisamos transformá-lo em nosso maior aliado. E para que isso aconteça, é preciso enxergar o poder transformador do dinheiro através das situações a seguir:

Dinheiro e propósito devem andar juntos

Quantas vezes você já se perguntou o que veio fazer na terra, qual o seu propósito de vida? Esse questionamento é muito profundo e, geralmente, quando esse momento chega em nossas vidas tende a mudar muita coisa a nossa volta. Esse momento chegou em minha vida ano passado de uma forma mais intensa. Comecei a questionar meu emprego, se ele ainda fazia parte do meu propósito de vida. Comecei a ponderar o quão ausente ficava de casa e dos meus filhos. Percebi que minha saúde também já não ia muito bem. Então, decidi mudar de carreira e de postura, assumindo de fato meu propósito, que é levar a educação financeira para todas as pessoas que possa alcançar. E se você nunca se fez esse questionamento, está na hora de começar.

Quando descobrimos o verdadeiro sentido da vida, nos sentimos motivados a fazer o que for preciso para torna-lo realidade. Por isso a necessidade de ter o dinheiro como aliado nessa jornada. Ter uma reserva financeira bem estruturada me fez tomar essa decisão de forma muito mais tranquila e racional. Utilizar o dinheiro de forma sustentável, consumindo com equilíbrio, criando o hábito de economizar fará toda a diferença na sua vida financeira. E te ajudará a alcançar o seu verdadeiro propósito.

Guardar dinheiro é sinal de autocuidado

Autocuidado é cuidar de si mesmo, é estar atento as próprias necessidades e buscar desenvolver hábitos que visam o próprio bem-estar.

O quanto de autocuidado você tem aplicado em sua vida? Você tem dedicado tempo a sua saúde física, espiritual e mental?

A relação que estabelecemos com o dinheiro está diretamente ligada com a tranquilidade que queremos ter em nossa vida financeira. E para que ela aconteça, é fundamental existir um equilíbrio entre o que se ganha e o que se gasta.

O ato de poupar, economizar e guardar dinheiro é cuidar de si mesmo. De te resguardar para qualquer imprevisto que apareça ao longo do caminho. Além de te proporcionar a realização sonhos. Os sonhos são nossos agentes motivadores, quem nos fazem levantar todas as manhãs com disposição de ir à luta, de viver.

Olhando para o dinheiro enxergo como interajo com o mundo, consigo entender melhor meu nível de consumo, minhas necessidades, minha relação com o trabalho. Enfim, consigo aliar autocuidado e propósito de uma forma muito mais leve e sadia.

Até Breve!

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia também

Nossa missão é ajudar você a investir melhor com uma variedade de conteúdos, de diversas fontes. Acreditamos que quanto mais você se informa, melhor você decide!