Em sua 24ª edição, o Big Brother Brasil (BBB24) segue o roteiro desenhado nas versões anteriores e continua atraindo os anunciantes que aproveitam a visibilidade do programa para promover as ações publicitárias nas festas, provas e outros momentos do dia a dia do confinamento. Decisivas para os participantes, as provas e ações patrocinadas obtém um feito para essas empresas: elevar o interesse sobre os produtos ou serviços no momento em que o reality está no ar.

A Tunad, plataforma de inteligência de mídia, mapeou as relações entre as marcas “Esporte da Sorte”, “Estácio, “Kwai”, “Mercado Livre”, “Oi”, “Rexona”, “Stone” e “Ton”, que aparecem no BBB e suas respectivas buscas na internet durante e posteriormente à sua exibição na TV.

O relatório analisou as inserções de marcas no programa no período de 5 a 8 de fevereiro deste ano. Um dos destaques dessa análise foi perceber que promover ações de merchandising na casa gera mais buscas e interesses pelas marcas do que a aparição diária nas vinhetas de patrocínio. No dia 6 de fevereiro, por exemplo, os brothers participaram de uma ação na casa ganharam, cada um, R$ 5 mil e um ano de Rexona grátis.

Para a dinâmica, os brothers se dividiram em três grupos de seis pessoas e precisaram completar uma prova na qual o somatório do tempo dos três grupos fosse abaixo de 20 minutos.

Ao final da dinâmica, a apresentadora Ana Clara anunciou que a casa conseguiu concluir as provas em 19 minutos e 26 segundos. Sendo assim, cada participante ganhou o prêmio em dinheiro e um ano de produtos gratuitos.

Segundo a Tunad, durante o merchandising da marca no BBB, que começou por volta das 23h26, houve um pico de pesquisas por “Rexona” no Google, ocorrendo um aumento de 2.300% em relação à média de 5 minutos antes do início da ação.

Outras provas do BBB 24

Efeito semelhante foi observado na ação da Universidade Estácio, empresa responsável pelo patrocínio da prova do líder, que aconteceu no dia 6. A prova tinha três etapas. Os participantes escolheram seus cartões com as respostas, se queriam a opção A ou B antes mesmo de saber a pergunta. Na primeira rodada, 12 participantes acertaram, depois ganharam Davi, Michel, Vinicius, Lucas Henrique, Wanessa e Yasmin.

A terceira etapa ficou entre Michel, Lucas Henrique e Wanessa, mas o professor de Educação Física, Lucas Henrique, que faz parte do grupo Pipoca, levou a melhor na prova de perguntas e respostas promovida pela Estácio, e ganhou a liderança da semana.

Durante a ação na prova do líder desse dia, que começou por volta das 22h57, aconteceu um pico por pesquisas da palavra “Estácio” no Google. A média de 5 minutos antes do merchan era de 33 e alcançou no 6º minuto 607 buscas, sendo assim, um aumento de mais de 1.739 % em relação à média.

Como foi feito o mapeamento

A pesquisa da Tunad mapeou todos os patrocinadores do reality que fizeram merchandising no programa, utilizando apenas a palavra-chave da marca no Google. Seguindo essa a métrica, tivemos destaque também para o Mercado Livre, que teve o maior número absoluto de novas buscas durante a ação, com mais de 7 mil acima do baseline de 5 minutos antes.

De acordo com Cesar Sponchiado, CEO da Tunad,“o Big Brother Brasil tem desempenhado um papel fundamental no cenário publicitário, gerando um engajamento autêntico e profundo do público com as marcas patrocinadoras. Esse impacto é corroborado por dados dos últimos anos das pesquisas com Uplift em Google Search, que evidenciam o interesse do público nas marcas do reality, destacando a importância e a influência contínua do programa no comportamento dos consumidores.”

Os maiores picos de pesquisa de Merchan pelo nome da marca em relação à média foram:

  1. Rexona (06/02) – 2.300%
  2. Estácio (06/02) – 1.739%
  3. Stone (06/02) – 809%

E os destaques das marcas que mais adquiriram Uplift foram:

  1. Mercado Livre (08/02) – 7.354
  2. Esportes da Sorte (05/02) – 2.760
  3. Estácio (06/02) – 2.739

Para obter as informações na íntegra, basta clicar em: https://bit.ly/49nBdxq.

(Enviado pela Assessoria de Imprensa da Tunad)

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