A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) é um tipo de reunião dos acionistas. Conforme o acordo com as normas da empresa emitente, a convocação pode ser realizada para tomar decisões sobre qualquer tema de interesse social.

Desta forma, a AGE é um tipo de assembleia que pode ser convocada a qualquer momento por uma companhia. Além disso, e serve para discutir qualquer assunto de interesse da empresa, exceto aqueles que são obrigatoriamente tratados na Assembleia Geral Ordinária (AGO).

No ambiente corporativo é muito comum esse tipo de convocação, pois se trata de decisões estratégicas e operacionais de uma companhia. Assim, a presença de seus acionistas é fundamental para se compreender melhor os rumos e as decisões que serão tomadas pela gestão do negócio.

Como funciona a Assembleia Geral Extraordinária (AGE)

A Assembleia Geral Extraordinária é convocada a partir da necessidade de cada empresa e divulgada anteriormente. Deste modo, todos os acionistas estarão cientes de quais serão os assuntos tratados. Para encontrar a agenda completa com as datas e os assuntos de cada companhia é só conferir pelo Clube Acionista, por aqui.

Em suma, é comum que haja um edital de convocação que vai especificar todos os assuntos tratados e como vai ocorrer a reunião. Como vão acontecer os procedimentos para exercício do voto e quando vai ser divulgado o resultado de todas as deliberações que aconteceram.

Direito à voz e direito a voto

O direito à voz é de cunho universal, podendo ser exercido por qualquer um dos acionistas. Já o direito ao voto será executado de acordo com a lei e com o estatuto da empresa, devendo o acionista possuir ações ordinárias pela corretora que possui conta para garantir seu voto neste caso.

Quais os assuntos tratados?

Os assuntos tratados na assembleia extraordinária costumam ser temas delicados e que merecem um cuidado especial, como:

Reforma do estatuto; mudança do objeto da sociedade; fusão, incorporação ou desmembramento da empresa; dissolução voluntária da sociedade e nomeação de liquidantes; contas do liquidante.

Em geral, as Assembleias Gerais Extraordinárias oferecem aos sócios do negócio uma oportunidade de compreender melhor os passos e as estratégias que ainda serão tomadas pela companhia. No papel de sócio de um negócio, esses tipos de informações são fundamentais para se entender o segmento de atuação da empresa, além também de suas expectativas futuras.

Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos para investir, veja por aqui.

Publicidade