Alguns setores destacaram-se no ano de 2020 e acabaram por se tornar as áreas com o maior potencial de crescimento nos próximos anos. A transformação digital, a inovação na saúde e a sustentabilidade são as três maiores tendências do momento, segundo a JP Morgan. Essa é a instituição financeira mais antiga e mais reconhecida do mundo, por isso separamos o que eles consideram como os principais tópicos que cercam essas tendências.

Áreas com o maior potencial de crescimento para o futuro

Vamos começar com a transformação digital

Com certeza foi o setor definidor do ano que passou. A pandemia de Covid-19 obrigou todas as áreas a se adaptarem e o home office, por exemplo, virou a realidade de muita gente.

Dentro das empresas, as mudanças da transformação digital ocorrem quando problemas tradicionais são resolvidos utilizando tecnologias digitais. Com a pandemia, também se viu a necessidade da presença digital das empresas, uma demanda que já existia e que virou mais importante.

Aqui no Acionista já preparamos um material para você tirar as suas dúvidas e conhecer mais sobre as empresas que estão utilizando a transformação digital como ferramenta. Para conferir, clique aqui. Uma dessas é a Nike que realizou uma grande mudança no seu setor de TI e percebeu um resultado positivo.

Para a JP Morgan, esse setor também cresceu muito pela chegada do 5G. Esse novo padrão de tecnologia para redes móveis e banda larga permite realizar downloads e uploads com muita mais rapidez, ter conexões mais estáveis, cobertura mais ampla e segundo especialistas, mais de 1 milhão de aparelhos conectados por metro quadrado. A expectativa para 2021 é que o número de usuários dobre, chegando a 450 milhões. Para a instituição, o 5G será transformador nas empresas. As “fábricas do futuro”, como eles chamam, serão rodeadas de tecnologias novas e algumas que já existem, mas que ainda não são tão usadas, como a inteligência artificial. A pandemia ajudou a acelerar o setor, avançando a automatização de muitas coisas, por conta disso, esse é um setor promissor.

A inovação na saúde é outra área de destaque

Todos já sabíamos da importância desse setor, porém a pandemia ressaltou isso. O investimento na saúde é necessário para o desenvolvimento de uma vacina, por exemplo. A ciência sempre precisará do apoio financeiro, tanto por parte dos governos, mas também por meio de instituições privadas. Dentro das empresas, algumas tendências que mais se destacam são a de automação e a inteligência artificial, ligadas à transformação digital, além do uso da realidade aumentada e da impressão 3D.

Em 2021, a tendência é que esse setor continue com a sua forte expansão. A Guide Investimentos destaca a Rede D’Or, que apresenta R$ 8 milhões designados ao seu crescimento. Ressaltam também que companhias dessa área movimentaram em 2020, aproximadamente, R$ 16,5 bilhões em ofertas de ações e emissões de debêntures. A JP Morgan acredita que uma das principais lições da pandemia é a necessidade de testagem médica rápida e eficaz. Com os avanços que surgiram, a previsão da instituição é de que as testagens, desde testes de gravidez até testes de doenças transmissíveis, passem a ser mais acessíveis e presentes em diversos lugares.

O terceiro setor em destaque é o de sustentabilidade

A ampliação de conhecimento sobre os recursos do planeta e a necessidade de preservá-los ganha cada vez mais popularidade, sendo um dos termos mais falados, o ESG. As empresas precisam apresentar preocupação com o meio ambiente, na maneira que atuam em todas as suas etapas de produção e comércio.

A JP Morgan alerta que se continuarmos utilizando os recursos naturais dessa maneira, teremos usado eles excessivamente em 400% em 2050. Pode parecer um tempo distante, mas as cobranças, tanto da geração mais nova quanto do próprio planeta, já estão aqui. Por essa razão eles destacam medidas, como a da União Europeia de banir o uso único do plástico a partir de 2021, como soluções simples que são necessárias e eficazes. Um ponto importante também são as empresas ligadas às energias renováveis. Para entender melhor sobre elas e as empresas da área ou empresas que começaram a investir no setor, clique aqui.

A JP Morgan salienta também que devem ocorrer mudanças no setor de agricultura, buscando maneiras de providenciar os produtos por meio sustentáveis.

Na Via Sustentável, destacamos anteriormente algumas das consequências da prática não sustentável e vamos lembrar aqui, são elas: erosões e infertilidade por falhas no manejo de terra; redução da biodiversidade; e poluição da terra e dos cursos d’água com o uso de combustíveis fósseis no maquinário agrícola. Vale lembrar que uma das maiores técnicas da agricultura familiar são as queimadas, que tiveram consequências terríveis em 2020 na Amazônia. Foram 103.134 incêndios registrados na região, 15% a mais do que em 2019.

Esses três setores passaram por mudanças significativas e agora estão muito mais avançados, podendo utilizar o que ganharam de conhecimento e crescer muito ao longo do ano. Eles também são de extrema importância por estarem relacionados às necessidades que já tínhamos antes da pandemia e que agora podemos entender mais os seus méritos.


OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte