A Sustentabilidade no Agronegócio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Tire dúvidas sobre investimentos

Receba notícias pelo Telegram

Acionista.com.br
A Sustentabilidade no Agronegócio
/

O futuro do agronegócio deve ser sustentável

A sustentabilidade vem ganhando presença em conversas sobre investimentos. Como vimos antes aqui na Via Sustentável, diversas empresas passaram a adotar Relatórios de Sustentabilidade para mostrar para os seus acionistas como eles estão ajudando o meio ambiente.

O agronegócio é um setor que deve mostrar um constante crescimento com o seu cuidado com a sustentabilidade. Vamos conferir agora o que deve ser feito para que a prática do agronegócio seja executada respeitando o meio ambiente e também o porquê nós temos que nos importar com isso. 

Uma agricultura sustentável beneficia não somente os consumidores de hoje, mas também os do futuro. A ideia é que as empresas se adequem para que as próximas gerações tenham capacidade de sustentar o mesmo nível de produção e continuar a alimentar o mundo de uma maneira que não prejudique o meio ambiente.

Os maiores impactos que o agronegócio possui no meio ambiente, de acordo com Santiago Marcanth da iTS Group, são: erosões e infertilidade por falhas no manejo de terra; redução da biodiversidade; e poluição da terra e dos cursos d’água com o uso de combustíveis fósseis no maquinário agrícola.

O jornal Estado de São Paulo publicou em 2018 um relato de uma reunião entre grupos de agronegócio, incluindo ONGs ligadas a pautas de sustentabilidade, que dissertaram sobre o que as empresas devem fazer. Além de buscar medidas de práticas menos nocivas ao meio ambiente, as marcas devem implantar um sistema de multas pelo uso ilegal de terra, encontrar alternativas válidas para a verdadeira recuperação de áreas degradadas, ampliar o monitoramento ambiental a outros biomas nas diferentes regiões brasileiras, etc.

Mas qual o motivo que você acionista deveria se preocupar se uma empresa de agronegócio está ligada, ou não, a medidas e práticas que tenham o meio ambiente como prioridade?

Uma empresa que tem os cuidados com meio ambiente pode começar a reduzir o uso de pesticidas, por exemplo, e manter um produto que seja fruto da biodiversidade da área cultivada.

Essa redução pode ajudar a diminuir os custos de produção, o que pode levar a uma otimização da mesma e a um futuro lucro para o produtor. Assim, uma agricultura entrelaçada com práticas sustentáveis só tem a ganhar.

Quantos desastres ambientais você consegue lembrar que ocorreram no ano de 2020?

Se usarmos uma metáfora de que o planeta é uma criança, essa é a forma que ele pede atenção para os pais, esse é o choro dele. As empresas que demonstram preocupação com o meio ambiente e que já estão se organizando para se implementar nesta área, ou já se implementaram, estão em vantagem do que as que não se atualizaram ainda. E isso vai valer muito no longo prazo, já que a próxima geração de investidores se preocupa com isso antes mesmo de investir.

Vamos conferir o que algumas empresas de agronegócios estão fazendo em relação a sustentabilidade

A SLC Agrícola promove a preservação de áreas nativas em Fazendas. Isso impede que essas áreas sejam acessadas e utilizadas para atividades como a caça. Esse é um cumprimento protegido pelo Código Florestal Brasileiro. Além disso, buscam designar os seus resíduos, sejam eles contaminados ao não, para o descarte correto. Também buscam usufruir dos recursos naturais em suas Fazendas.

A Brasil Agrícola adicionou em sua agenda iniciativas socioambientais. Algumas das propostas são: participar do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que certifica técnicas e procedimentos para as coletas; o monitoramento arqueológico, que são análises para buscar a presença de sítios arqueológico e o que fazer para a diminuir os impactos; o monitoramento das águas superficiais e subterrâneas de suas Fazendas; entre outros.

A Biosev busca ser uma organização sustentável ao longo do tempo. Alguns de seus compromissos com o meio ambiente são: sistemas de lavagem de gases nas usinas, para mitigar a emissão de poluentes; ações de prevenção e controle de incêndio para reduzir os focos de incêndios canavieiros; participação do Protocolo Etanol Mais Verde, do Governo do Estado de São Paulo.

A Pomi Frutas visa minimizar os impactos do meio ambiente em seus processos, utilizando técnicas de cultivo e processamento que sejam ambientalmente corretas, por exemplo. Também buscam identificar qual o impacto da empresa no ambiente e o que podem fazer para ajudar a diminuí-lo.

Estes foram alguns exemplos e fica aqui a reflexão:

Você já conferiu como a empresa que você investe, ou quer investir, se relaciona com a sustentabilidade?

Pense que as que procuram hoje trabalhar de forma sustentável são aquelas que visam mais o futuro. E investir nas que estão assim, ajuda também a estimular que cada vez mais empresas de agronegócio cumpram diretrizes e cuidados com o meio ambiente.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email