Uma ação high flyer é aquela que apresenta valorização brusca de sua cotação em curto período de tempo. Assim, gerando grandes ganhos e surpreendendo o mercado como um todo.

O que é uma ação

Uma ação representa a participação que o investidor tem em uma empresa , assim como, o direito sobre os ativos e lucros dessa companhia.

Todas as empresas que se constituem juridicamente como sociedades anônimas (SA) têm seu capital dividido em ações. Contudo, somente as de capital aberto, ou seja, listadas na bolsa de valores, podem ter suas ações negociadas publicamente no mercado.

Ser acionista de uma empresa com capital aberto não significa que o investidor tenha que saber tudo o que acontece na gestão diária do negócio. Mas sim, como sócio detentor do direito ao voto e aos lucros distribuídos, você precisa entender se a companhia é uma oportunidade.

Para entender um pouco mais sobre onde encontrar boas empresas para investir, veja por aqui.

É a representação da menor parcela em que se divide o capital de uma Sociedade Anônima (SA). Os títulos são emitidos com a finalidade de captar recursos. Quem adquire uma ação torna-se sócio da empresa. 

Como comprar uma ação

Para comprar uma ação na bolsa de valores, basta abrir conta em alguma corretora e comprar as ações da empresa de seu interesse. Na prática, em sua grande maioria, as ações custam menos de R$100 e você pode comprar em lotes de 100 ações, bem como, pela fração da ação – entre 1 a 99 – adicionando a letra “F” no final do código da ação.

Tipos de ações:

 Ações Ordinárias (ONs)

Têm direito a voto no estatuto da empresa. Também proporcionam a participação nos resultados da companhia através do recebimento de dividendos. A autoridade maior é a Assembleia dos Acionistas.

Ações Preferenciais (PNs):

Não têm direito a voto, mas detêm prioridade na participação dos resultados da empresa. Na distribuição de dividendos os proprietários de ações preferenciais recebem o percentual fixo primeiro que os acionistas detentores de ordinárias.

Valores das Ações

Contábil: Valor lançado no estatuto e nos livros da companhia.

Patrimonial: Valor global do patrimônio líquido do exercício dividido pelo número de ações; 

Intrínseco: Valor apurado na análise fundamentalista; 

Liquidação: Valor estimado para o encerramento das atividades da companhia; 

Subscrição: Preço da emissão fixado em subscrições para aumento de capital; 

Mercado: Valor de cotação em mercados organizados, como bolsas de valores.

Publicidade