Empréstimos para auxiliar na saúde financeira do autônomo
A pandemia do novo coronavírus trouxe inúmeras mudanças e, com ela a crise financeira que atinge muitos brasileiros. Empresas de grande, médio e pequeno porte, se sentiram ameaçadas com as restrições de convívio e circulação social, determinantes para a contenção da doença. Com a quarentena, muitas atividades foram cessadas e, boa parte, reduzidas.
Isso tudo reflete e muito na saúde financeira das empresas, colocando muitas delas em dívidas e sem perspectiva de lucratividade.
Com a pandemia, houve um aumento de 113% na procura por propostas de crédito no segundo trimestre de 2020 em comparação com os primeiros três meses do ano. A maior fonte de empréstimos foram os bancos e outras instituições financeiras, representando 75,7% dessa procura.
A classe dos trabalhadores autônomos também sofreu as consequências e, muitos foram em busca de auxílio financeiro. Mas como conseguir um empréstimo pessoal sendo autônomo? Existe uma modalidade de carnê. Vamos explicar melhor.
Como funciona o empréstimo pessoal no carnê para autônomo
Vamos supor que você não tem empresa aberta, trabalha por conta e precisa de uma ajuda urgente financeira. Saiba que pode optar por um empréstimo pessoal para serviço autônomo com carnê.
É uma modalidade de crédito, na qual a instituição empresta o dinheiro e, ele é transformado em carnê (ou disponibilizado em forma de boletos), dividido em parcelas, com vencimento antecipadamente combinado.
Vantagens e desvantagens desse tipo de empréstimo
Toda modalidade de crédito tem seus prós e contras. Tudo depende do seu perfil, da sua busca e do seu objetivo. O ponto positivo é que terá em suas mãos o carnê ou os boletos, referente ao plano de empréstimo que realizou, facilitando o seu pagamento com disciplina, sem esquecimento.
Quanto à liberação do dinheiro, ocorre de forma rápida e, quanto ao pagamento das parcelas do carnê, pode ser antecipado, caso seja conveniente.
Esse tipo de empréstimo é ofertado pelas empresas através dos sites das mesmas. O cliente fazendo a simulação on line, fecha o negócio de forma prática, já que a comprovação de renda é inexistente para liberação do crédito.
Quanto à cobrança de juros: tendem a ser menores dos que o rotativo do cartão de crédito e cheque especial, mas por vezes salgados, pois o risco de inadimplência é maior para quem não consegue comprovar renda.
Linhas de crédito para trabalhadores com restrições
Existem também linhas de crédito para quem tem restrições do nome em órgãos de proteção, bem como situações negativadas. As instituições financeiras também direcionaram planos de empréstimos para esse público. Porém, é válido observar os prazos de pagamento, as parcelas bem como a taxa de juros.
Mas atenção! Como a crise é a mesma para todos, estude, leia e se informe sobre as linhas de crédito disponíveis na empresa que você procura. Pode existir a cobrança desleal de juros, fazendo com que tudo se torne um pesadelo.
Algumas empresas de crédito oferecem empréstimos pessoais no carnê. No site das mesmas existe a simulação on line, com o valor que escolher para seu plano. Coloque na ponta do lápis quanto pagará por parcela, ao final do acordo; quanto tempo a instituição oferece para o pagamento, se você terá, por exemplo algum desconto na parcela que efetuar o quitação antecipada.
Converse, mesmo que online ou até via telefone, se preferir com o atendente e tire todas as suas dúvidas. Somente dessa forma você estará seguro do que está adquirindo.