Entenda o que é risco na hora de escolher os investimentos

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Receba notícias por Whatsapp

Receba notícias pelo Telegram

Os riscos para os investimentos são definidos com incerteza, um perigo ou chance de insucesso. Como em toda e qualquer decisão financeira está voltada para o futuro, é imprescindível que se faça uma avaliação de alguns possíveis cenários. Ou seja, a escolha precisa estar sempre dentro de seu perfil e de seus objetivos. Escolhas que não diferem de decisões que tomamos no dia a dia, envolvendo sempre a possibilidade de um resultado diferente do esperado.

Avalie os riscos do investimento

Avaliar riscos é algo fundamental para escolher o investimento mais adequado. A verdade é que, em termos gerais, não existem investimentos melhores ou piores, todos queremos ganhar dinheiro, contudo, alguns estão dispostos a se expor mais que outros. Portanto, os diferentes tipos de investimentos são apenas adequações para os diferentes perfis de risco com o objetivo de entregar resultado com base em uma relação risco/retorno.

Logicamente, dentro de cada modalidade é preciso validar as opções, pois como todo e qualquer produto é sempre possível achar alternativas de baixa qualidade no meio de cada oferta.

No fim, o equilíbrio é o melhor investimento! Obedecendo sempre um padrão de rentabilidade, liquidez e prazos.

Definindo objetivos

Quanto você quer ganhar em média?

Irá precisar do dinheiro a qualquer momento?

Deixará parado por um tempo?

Prefere deixar em um rendimento que você já sabe quanto será o retorno no final?

Ou prefere deixar em um local que a rentabilidade é indefinida?

Na hora de começar a investir, tente responder essas perguntas. Vai ajudar na hora de escolher as oportunidades.

É lógico que ninguém quer perder dinheiro. Muitas vezes pequenos investidores tomam decisões equivocadas pela simples frase comum no mercado “quanto maior o risco, maior o retorno”. Caminhando em direção oposta a grandes investidores como Warren Buffet e George Soros que sempre buscam o menor risco possível para os seus investimentos.

Isso não significa que esses grandes investidores, não tomem riscos, mas sim que são riscos calculados e equilibrados de acordo com a estratégia de cada um. Vale lembrar que o mercado financeiro surgiu para trazer facilidades e não o contrário.

Onde mora os riscos do investimentos

Contudo, no meio dessa possibilidade de diluição de risco, sempre existirá a possibilidade de alternativas mais ousadas e tentadoras. Sendo este o maior perigo: tanto para aqueles que podem arriscar, assim como para os que não podem, mas “escapam” de um investimento adequado ao perfil e se expõem a um risco muito acima de sua capacidade financeira e até psicológica.

Portanto, saiba que há muitos investimentos entre renda fixa e renda variável de diferentes níveis de risco e que atendem a todo tipo de perfil ou capacidade financeira.

Busque conhecer os investimentos que interessam a você junto com os riscos envolvidos em cada um deles. Não se esqueça de observar a remuneração líquida que cada um pode lhe oferecer (remuneração após impostos, taxas, inflação, prazos e tudo que implica o título).

Assim você vai conseguir decidir se está dentro das suas expectativas e capacidade financeira de arcar com algum eventual contratempo no período do investimento.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Nossa missão é ajudar você a investir melhor com uma variedade de conteúdos, de diversas fontes. Acreditamos que quanto mais você se informa, melhor você decide!