Descubra seu perfil de investidor para investir melhor

Saber qual o seu perfil investidor você se considera é o ponto de partida para começar a traçar estratégias de investimento ou, melhor dizendo, é por onde se inicia o planejamento para investir o dinheiro.

Para isso, é importante entender o mercado e se organizar, para saber as opções e a sua relação entre risco e retorno. Assim, você terá condições de controlar suas aplicações de acordo com seus objetivos e desejos para o futuro, sem que o risco exceda o limite que você está disposto a correr.

Muitas vezes você deve se perguntar: Onde é melhor investir? Como posso investir meu dinheiro? O que devo fazer? Como posso lucrar mais com o dinheiro que tenho guardado ou com o dinheiro que recebo mensalmente?

Em tempos de taxa Selic baixa e mudanças na economia, é muito comum questionar-se sobre a oportunidade do momento, visto que a renda fixa já não rende como antes. Portanto é preciso investir bem para fazer o dinheiro render.

Veja mais detalhes

  • Objetivo
  • Entenda o Mercado
  • Para que serve cada perfil
  • Descubra o seu perfil
  • Como começar

Objetivos

O hábito da organização financeira e planejamento para o futuro não é algo comum entre os brasileiros. Muito por conta das elevadas taxas de juros, históricos de inflação e ausência de educação financeira em escolas. Contudo, a cada dia, a população vem percebendo os benefícios do bom planejamento financeiro, onde é visível o aumento exponencial do interesse por investimentos mais diversificados.

Mesmo assim, uma grande parte de novos investidores ainda precisam se conhecer e procurar ajuda para se organizar financeiramente e alinha isso com os objetivos de vida. Sendo comum recorrerem a conselhos de gerentes de bancos ou amigos com interesse pelo mercado, contudo, essas fontes, desconhecem o que é melhor para você e não consideram os seus objetivos de investimentos.

Entenda o Mercado

Para você entender melhor o mercado financeiro, você precisa, basicamente, conhecer 3 aspectos específicos: liquidez, risco, retorno. Fundamentais para ajudar você a escolher seu investimento e decidir onde colocar o seu dinheiro.

Liquidez é a facilidade de movimentar o dinheiro entre as aplicação. Quando mais rápido o dinheiro está na sua conta para usá-lo, mais líquido é o investimento. Risco é a sua exposição quanto a sua escolha e retorno envolve o lucro com a aplicação.

Dificilmente você terá um investimento com altíssima liquidez, baixíssimo risco e altíssimo retorno. Por esse motivo é preciso fazer escolhas, que alternam estes três aspectos conforme você decide.

Vale ressaltar que risco significa adquirir algo, seja ele bom ou ruim, diferente do esperado. Então quanto menor o risco, menor a chance de perder e também menor será o lucro. Já aquele que decide arriscar está disposto a perder quantias maiores, mas também poderá vir a adquirir maiores ganhos.

Para que serve cada perfil

O perfil do investidor serve para orientar as escolhas de investimentos de cada investidor. Tanto para ajudar na escolha dos produtos, como para distribuir de acordo com a tolerância ao risco. Desta forma, permitindo que o investimento esteja compatível com as expectativas e os objetivos.

Todos querem ter lucros, mas cada investidor reage de uma forma diferente em cada situação. Ou seja, alguns aceitam passar um tempo sem ganhar nada ou até ter algum prejuízo para buscar retornos maiores. Já outros, estão satisfeitos com um lucro menor mas garantido ao longo do tempo.

Veja por outro ângulo, quais destes risco-retornos você prefere?

  • 100% de chance de ganhar 5% depois de um ano investindo.
  • Possibilidade ganhar entre 3% e 10% depois de um ano investindo.
  • Possibilidade de perder 5% ou ganhar 25% depois de um ano investindo.
  • Possibilidade de perder 15% ou ganhar 50% depois de um ano investindo.

Existem diversas combinações entre investimentos no mercado financeiro que colocam você em diferentes exposições ao risco. Portanto cada pessoa está disposta a diferentes tipos de exposição. Para cada pessoa de diferente perfil existe um alternativa de produto.

Descubra o seu perfil

perfil do investidor, normalmente, é classificado em três estilos: conservadormoderado e agressivo.


Conservador

Costuma priorizar a segurança e liquidez nos investimentos, portanto prefere investir em produtos de baixo riscos, com maior garantia de retorno mesmo que seja lucros menores. Normalmente sua rentabilidade está entre 2% a 4% ao ano. Os investimentos estão concentrados em renda fixa. Alguns investidores neste perfil podem chegar a investir em renda variável (normalmente ao redor de 10%), sendo uma quantidade mínima de seu capital.


Moderado

É aquele investidor que gosta de segurança, mas pode se arriscar um pouco mais em busca de melhor rentabilidade. Realiza investimentos mais diversificados. Calculam os riscos de perda e se protegem com investimentos mais seguros, distribuindo seus investimentos entre renda fixa e renda variável (costumam investir em: renda fixa, fundos, índices, tesouro, etc.)


Agressivo

Busca a maior rentabilidade possível, mesmo que tenha que se expor aos riscos que o mercado oferece (investindo acima de 40% em renda variável – bolsa, fundos, ETFs, etc). Normalmente, apesar de possuir estratégias agressivas, investem uma quantia razoável em renda fixa com o objetivo de proteger seu patrimônio.

Como começar a investir

Antes de começar a aplicar o seu dinheiro, você precisa ter condições de responder estas 6 perguntas:

  1. Qual o objetivo do investimento?
  2. Em quanto tempo você pretende usar o dinheiro?
  3. Qual o retorno que você espera ter com o investimento?
  4. Se der tudo errado, até quanto você aceita a variação negativa?
  5. O quanto este dinheiro afeta sua vida financeira?
  6. É possível resgatar o dinheiro a qualquer momento?

Traçando uma organização para começar a investir

(1) Estabeleça seus objetivos. Trocar de carro, comprar um imóvel, viajar, sair de férias, se aposentar, etc.

(2) Escolha seus investimentos. Busque algum profissional ou fontes boas que possam lhe oferecer respostas confiáveis e que atendem aos seu perfil.

(3) Conheça os tipos de investimentos. Vá atrás de informações entre Renda Fixa e Renda Variável, existe uma variedade de produtos de altíssima qualidade e todos os tipos de risco.

(4) Descubra o seu perfil. Cadastre-se em alguma corretora e descubra.

(5) Abra sua conta em alguma corretora e determine o valor que você pretende investir. Pode ser qualquer aporte financeiro, seja tudo de um vez só ou aportes constantes por mês. Você é quem decide! O importante é ter seu dinheiro disponível investido.

(6) Planeje-se financeiramente e execute os seus objetivos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Leia também