Os riscos para os investimentos são definidos com incerteza, um perigo ou chance de insucesso. Como em toda e qualquer decisão financeira está voltada para o futuro, é imprescindível que se faça uma avaliação de alguns possíveis cenários. Ou seja, a escolha precisa estar sempre dentro de seu perfil e de seus objetivos. Escolhas que não diferem de decisões que tomamos no dia a dia, envolvendo sempre a possibilidade de um resultado diferente do esperado.

Avalie os riscos do investimento

Avaliar riscos é algo fundamental para escolher o investimento mais adequado. A verdade é que, em termos gerais, não existem investimentos melhores ou piores, todos queremos ganhar dinheiro, contudo, alguns estão dispostos a se expor mais que outros. Portanto, os diferentes tipos de investimentos são apenas adequações para os diferentes perfis de risco com o objetivo de entregar resultado com base em uma relação risco/retorno.

Logicamente, dentro de cada modalidade é preciso validar as opções, pois como todo e qualquer produto é sempre possível achar alternativas de baixa qualidade no meio de cada oferta.

No fim, o equilíbrio é o melhor investimento! Obedecendo sempre um padrão de rentabilidade, liquidez e prazos.

Definindo objetivos

Quanto você quer ganhar em média?

Irá precisar do dinheiro a qualquer momento?

Deixará parado por um tempo?

Prefere deixar em um rendimento que você já sabe quanto será o retorno no final?

Ou prefere deixar em um local que a rentabilidade é indefinida?

Na hora de começar a investir, tente responder essas perguntas. Vai ajudar na hora de escolher as oportunidades.

É lógico que ninguém quer perder dinheiro. Muitas vezes pequenos investidores tomam decisões equivocadas pela simples frase comum no mercado “quanto maior o risco, maior o retorno”. Caminhando em direção oposta a grandes investidores como Warren Buffet e George Soros que sempre buscam o menor risco possível para os seus investimentos.

Isso não significa que esses grandes investidores, não tomem riscos, mas sim que são riscos calculados e equilibrados de acordo com a estratégia de cada um. Vale lembrar que o mercado financeiro surgiu para trazer facilidades e não o contrário.

Onde mora os riscos do investimentos

Contudo, no meio dessa possibilidade de diluição de risco, sempre existirá a possibilidade de alternativas mais ousadas e tentadoras. Sendo este o maior perigo: tanto para aqueles que podem arriscar, assim como para os que não podem, mas “escapam” de um investimento adequado ao perfil e se expõem a um risco muito acima de sua capacidade financeira e até psicológica.

Portanto, saiba que há muitos investimentos entre renda fixa e renda variável de diferentes níveis de risco e que atendem a todo tipo de perfil ou capacidade financeira.

Busque conhecer os investimentos que interessam a você junto com os riscos envolvidos em cada um deles. Não se esqueça de observar a remuneração líquida que cada um pode lhe oferecer (remuneração após impostos, taxas, inflação, prazos e tudo que implica o título).

Assim você vai conseguir decidir se está dentro das suas expectativas e capacidade financeira de arcar com algum eventual contratempo no período do investimento.