Conforme o relatório de Top Funds, os analistas do BTG Pactual apontaram para quatro Fundos de Renda Fixa com foco em crédito estruturado. A modalidade oferece a oportunidade ao gestor de buscar retornos nas diferentes oportunidades de crédito. Operações que muitas vezes é pouco acessível ao investidor tradicional, bem como pode se tornar complexa na avaliação do risco.

Essa estratégia sendo utilizada através de uma gestão profissional se torna viável em virtude do momento propício de mercado e da possibilidade de diversificação. Os analistas citaram no relatório o Solis Capital Antares FICFIM CrPr LP, Valora Guardian FICFIM CrPr, M8 Credit Opportunities FICFIM CrPr, bem como o BTG Pactual Credito Estruturado FICFIM CrPr.

Fundos de Crédito Estruturado

De acordo com o relatório, o fundo Solis Capital Antares FICFIM CrPr LP está mantendo um padrão bastante conservador na escolha dos ativos de FIDCs. Inicialmente com posições relevantes no setor de consignado público correndo o “risco Brasil”. Atualmente a maior exposição é em FIDCs de duplicatas mesmo considerando que consignado tenha ganhado bastante peso.

O Valora Guardian FICFIM CrPr afirma que no mês de agosto abriu posição em três FIDCs multicedentes/multisacados. O ambiente restrito de liquidez também é reforçado pelos gestores. “Importante ressaltar que a oferta de cotas seniores e cotas mezaninos dessas estruturas continua muito baixa, o que denota uma dificuldade de originação de direitos creditórios para esses fundos” afirmam em relatório.

Já o M8 Credit Opportunities FICFIM CrPr destaca-se entre os fundos que apresentaram boa rentabilidade em agosto aproveitando a melhor condição do mercado.

“O mercado ainda passa por uma escassez de recebíveis e com o risco de inadimplência ainda elevado, de maneira que os FIDC’s mantiveram suas aquisições concentrandas em créditos mais conhecidos e conservadores,
priorizando uma inadimplência controlada (4%), com alta cobertura de garantia, em 34% do patrimônio médio pelas cotas subordinadas juniores” afirmam os especialistas em relatório.

Por fim, o BTG Pactual Credito Estruturado FICFIM CrPr se caracteriza como um fundo de baixa volatilidade e que busca retornos consistentes acima do CDI. No mês, a gestão destaca a manutenção das alocações com o objetivo de deter entre 20 e 50 nomes na carteira.

De forma geral, os gestores seguem na expectativa de manutenção do ciclo de juros. A concretização deste cenário pode auxiliar a recuperação do mercado de recebíveis e do mercado de crédito corporativo.

Gostou da análise? Veja o relatório na íntegra aqui. E para outros conteúdos exclusivos para turbinar sua carteira de Fundos, assine Clube Acionista. Experimente 10 dias grátis!

Publicidade