A presidente da distrital de Dallas do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Lorie Logan, disse que outra pausa nos aumentos de juros pode ser apropriada na decisão de política monetária deste mês. Isso não necessariamente significa o fim do ciclo de altas, ressalvou ela, em discurso nesta quinta-feira, 7. O cenário-base da dirigente é de que ainda há trabalho por fazer para levar a inflação à meta de 2% ao ano.

Logan, que tem direito a voto nas reuniões do Fed deste ano, disse que dados indicam que é “cedo demais para afirmar que a inflação cairá a 2% em tempo hábil”, e que o mercado de trabalho também sugere que o trabalho de restaurar a estabilidade de preços ainda não foi concluído.

Entretanto, ela ponderou que há riscos em fazer demais e em fazer de menos e que, portanto, o comitê tem de proceder gradualmente. “Um aperto pequeno demais permitiria que a inflação acima da meta persistisse. Se a alta inflação se entrincheirar, a restauração da estabilidade de preços poderá exigir aumentos de juros muito maiores e mais custosos. Contudo, uma política excessivamente restritiva também prejudicaria as famílias e as empresas e poderia até levar a inflação a ficar abaixo da nossa meta, de 2%”, disse.

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis