Publicidade
Publicidade

Os dois tipos de riscos que afetam os mercados

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Existem dois tipos de riscos que afetam os mercados, os riscos podem ser sistemáticos e não sistemáticos. Para ficar mais claro o conceito, de acordo com Assaf Neto, o risco está estreitamente ligado à probabilidade de ocorre sempre que a chance for menor de 100%.

As principais medidas de risco são encontradas por meio de cálculos estatísticos, sendo que, para obtermos tais medidas, aplica-se diversos cálculos como, variância e desvio padrão. O objetivo é descobrir se os desempenhos podem ser diferentes do esperado, considerando a variabilidade um termômetro para sobre a possibilidade de obtenção ou não do retorno desejado.

O risco de um investimento pode ser analisado de duas maneiras: a primeira maneira seria como risco isolado, no qual o investidor está disposto a observar um único investimento, e a segunda maneira seria como risco de carteira, no qual o investimento está entre vários outros investimentos.

Publicidade



Riscos que afetam os mercados

Riscos sistemáticos e não sistemáticos

Os riscos sistemáticos afetam um grande número de investimentos e, por tal motivo, também são chamados de risco de mercado. O fato de atingir a economia como um todo ou um determinado ambiente em sua integralidade, faz com que diversas instituições financeiras tentem reduzir através de diferentes técnicas. Porém, como esse tipo de risco impacta toda a economia a sua eliminação é extremamente difícil.

Como exemplo de risco sistemático, temos as incertezas econômicas gerais que afetam a economia como um todo. A crise do subprime começou no mercado imobiliário americano, mas acabou atingindo todos os países em menor ou maior magnitude.

Por outro lado, os riscos não sistemáticos afetam um único investimento, ou um determinado setor que impactam poucos negócios, também conhecidos como riscos específicos. Neste caso, a diversificação da carteira de investimento, surge como solução para reduzir consideravelmente ou até eliminar este tipo de risco.

Para ficar mais claro a diferença entre riscos sistemáticos e não sistemáticos, por exemplo: Uma empresa que descobrir um novo poço de petróleo, será internamente afetada, juntamente com alguns clientes ou fornecedores próximos (risco não sistemático). Mas, se o preço do petróleo sofrer aumentos, todos os envolvidos serão afetados (risco sistemático).

Assim, na hora de encontrar bons investimentos saiba que o risco sistemático não poderá ser reduzido através da diversificação. Já o risco não sistemático é aquele que reduz de acordo com o aumento de ativos na carteira.

ABC do Dinheiro: Risco de mercado

PARE DE SE CADASTRAR EM CADA CANTO

A transparência para as suas decisões de investimentos.

Encontre relatórios de instituições concorrentes, compare entre as sugestões e deixe de ter que se cadastrar em cada canto da internet para receber suas notificações preferidas.

Conheça o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais.

O CADASTRO É TOTALMENTE GRATUITO. APROVEITE!

Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Acionista consome. Acionista investe.

Você consome das
empresas em que investe?

Receba notícias pelo Telegram

Publicidade

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.