A modalidade da renda fixa é muito cobiçada em épocas de altas taxas de juros e os principais produtos do entorno são: CDBs, Poupança, LCI, LCA e outros similares.

Para decidir qual é o melhor para você, compare com a rentabilidade do emissor nacional conhecido como livre de risco, o Tesouro Direto. Em outras palavras, a Selic é considerada a taxa livre de risco, pois é a base para o norte das outras taxas. Em caso de crise econômica, o órgão pode emitir moeda para cobrir seus compromissos, diferentes de outras instituições financeiras.

Nesta época de juros nas alturas, os títulos do Tesouro Direto chamam mais a atenção. Contudo, oportunidades no entorno deste mercado são amplas e você pode buscar por bons retornos até mesmo com a finalidade de receita recorrente.

Isso mesmo, você pode organizar uma carteira para receber juros ao longo dos meses.

Neste sentindo, comece a buscar por “títulos que pagam cupons”. Basicamente são títulos de renda fixa (privados ou públicos) que conforme as regras de distribuição de cada produto pagam os juros (rendimentos) ao longo do ano.

Investimentos da Renda Fixa

Como exemplo básico, veja abaixo alguns produtos oferecidos pelo Tesouro Direto que pagam cupons semestrais em épocas diferentes, veja:

Prefixado:

Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2033 (NTNF): Janeiro e Julho

Pós-fixado:

O Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2032 (NTNB): fevereiro e agosto

E/ou o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2040 (NTNB): fevereiro e agosto

+

Assim, como o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2055 (NTNB): maio e novembro

A referência dos produtos mostra que é possível, através de poucos ativos, montar uma carteira com a finalidade de rendimentos constantes via renda fixa em diferentes oportunidades.

Apenas como exemplo, os títulos atrelados ao IPCA estão chamando a atenção por serem considerados investimentos de “lucro real”, pois ele rende uma taxa fixa mais a variação do IPCA.

Neste sentindo, na hora de construir uma carteira com bons investimentos, busque por taxas competitivas que superem as modalidades mais seguras. Pois se na renda fixa (via Tesouro Direto, considerado o mais seguro do país) você já possui níveis consideráveis de rendimento, outros títulos da mesma categoria e/ou renda variável precisam oferecer prêmios de retorno ainda melhores.  

Ser Acionista não é simplesmente comprar ações, mas sim estar atento para as oportunidades na busca por diferentes formas para fazer melhor uso do dinheiro. Assim, diversas opiniões, sugestões, análises e recomendações estão a um clique de distância. Aproveite o Clube Acionista! A liberdade está em poder comparar cada indicação para tomar as melhores decisões.

Publicidade