A Multiplan Empreendimentos Imobiliários divulgou os resultados do segundo trimestre de 2021 (2T21). O período apresentou avanços no desempenho operacional dos shoppings da Companhia, refletindo positivamente nos seus resultados. Enquanto em abril o tempo de operação ficou restrito a 41% do horário regular, em junho alcançou 87,1% e em julho já passa de 90%. No total do trimestre, os shoppings operaram por 72,3% do horário regular e as vendas dos lojistas acompanharam a evolução, ficando proporcionalmente acima do tempo de funcionamento e atingindo 78,4% dos níveis do 2T19, mesmo com as restrições que ainda impedem a operação plena dos empreendimentos. Nos primeiros 25 dias de julho, as vendas chegaram a 93,5% do mesmo período de 2019.

No trimestre, o EBITDA atingiu R$ 178,3 milhões, em linha com o 2T20, com margem de 64,7%. Excluído o efeito da linearidade, o EBITDA do 2T21 seria de R$ 188,9 milhões, representando 20 vezes (1.915,3%) o montante de 2T20. Considerando os últimos 12 meses, o EBITDA no período encerrado em junho de 2021 ficou 14,8% acima do ano anterior, atingindo R$ 1,162 bilhão.

O lucro líquido totalizou R$ 93,8 milhões no 2T21, crescendo 32,4% em relação ao 2T20. A margem de lucro líquido alcançou 34%, um aumento de 649 p.b. em relação ao mesmo período no ano anterior; principalmente devido ao crescimento da receita líquida e redução nas despesas de propriedades no trimestre. Nos últimos 12 meses, o lucro líquido cresceu 67% em relação ao período encerrado em junho de 2020, atingindo R$ 855,7 milhões.

No 2T21, o Fluxo de Caixa Operacional (FFO) totalizou R$ 154,5 milhões, equivalente a quase 10 vezes (869,8%) o montante do 2T20, com margem de 56,1%. Nos últimos 12 meses, o FFO atingiu R$ 1 bilhão, crescendo 51% em relação ao período encerrado em junho de 2020.

A receita de locação dos shoppings Multiplan alcançou R$ 246,4 milhões no 2T21, um aumento de 473,3% em relação ao 2T20 e de 2,1% em relação ao 2T19. O crescimento anual da receita de locação foi beneficiado pelo maior número de horas de operação no período; além das reduções de despesas condominiais, que permitiram rever as condições oferecidas aos lojistas. A receita de locação total (soma dos shoppings e torres corporativas) totalizou R$ 258,4 milhões no 2T21, um aumento de 286,7% em relação ao 2T20.

Retomada do fluxo de clientes e aumento das vendas dos lojistas

O avanço da campanha de vacinação contra a COVID-19 e a consequente flexibilização no horário de funcionamento motivaram os consumidores a integrarem os shoppings novamente à sua rotina. No 2T21, a receita de estacionamento aumentou sete vezes (+601,1%) em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, totalizando R$ 32,1 milhões. No primeiro semestre de 2021, a receita de estacionamento foi de R$ 57,1 milhões, um aumento de 12,9% em relação ao 1S20.

Mais uma vez, a correlação entre as horas em operação e as vendas mostrou-se forte. Frente ao 2T20, o crescimento das vendas dos lojistas no 2T21 foi de 411,4%. Já indicador de vendas nas mesmas lojas (SSS) cresceu cinco vezes em relação ao 2T20. No VillageMall, no Rio de Janeiro, as vendas atingiram R$ 155,8 milhões, alavancadas pelo desempenho das lojas de artigos de luxo, crescendo mais de seis vezes (543,8%) frente ao 2T20 e superando também os níveis do 2T19, em 6,7%. Da mesma forma, o ParkShopping Canoas, em Canoas (RS); registrou aumento de 2,3% nas vendas em relação ao 2T19, consolidando sua operação após sua inauguração em 2017. Os dois empreendimentos operaram 100% do horário regular em junho.

Mais de 85% da ABL do ParkJacarepaguá locada

A taxa de ocupação média do portfólio de shopping centers da Multiplan demonstrou resiliência e permaneceu inalterada em 94,6% no 2T21 em relação ao trimestre anterior, mas aumentando para 94,9% em junho de 2021. O MorumbiShopping, em São Paulo, apresentou o maior aumento na taxa de ocupação no 2T21, crescendo 306 p.b. e chegando a 98,4%.

O mais recente projeto da Multiplan, o ParkJacarepaguá no Rio de Janeiro, será aberto ao público em novembro e conta com mais de 85% de sua ABL locada. O novo shopping é o projeto mais sustentável da Companhia. Além de contribuir para a geração de mais de 4 mil empregos, o shopping também contempla investimentos em seu entorno, como recapeamento e construção de novas vias, nova iluminação pública e sinalização.

Crescimento do Multi e nova ferramenta OmniMIND

No 2T21, a Multiplan seguiu acelerando sua estratégia omnichannel; suportada pelo seu superapp Multi e pelo MIND, área de Marketing, Inovação de Negócios Digitais da Companhia. O Multi atingiu a marca de 1 milhão de downloads com alta nota de avaliação nas lojas de aplicativo.

Um dos pilares do superapp é a geração de tráfego para os shoppings e a oferta de cupons exclusivos vem sendo usada com sucesso nessa estratégia, levando a criação de uma nova ferramenta de personalização e recomendação: a Multiplan já dá os primeiros passos no roll out da OmniMIND. A ferramenta é baseada em algoritmos de machine learning que a tornam única ao conseguir casar dados de comportamento online e offline do cliente para recomendação individualizada não só de produtos como também de experiências presenciais, a exemplo de eventos, descontos em lojas e entretenimento.


OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis