Bottom line:

  • Mercado de trabalho surpreende negativamente as expectativas de mercado, com leitura de 661k (esperado: 859k, anterior: 1371k revisado para 1489k). Destaque para o Payroll privado, praticamente em linha com as expectativas. O desemprego caiu de 8.4% para 7.9%, mas a taxa de participação também caiu de 61.7% para 61.4%.
  • Os números sugerem desaceleração no ritmo de criação de vagas nos EUA, ainda que o headline esteja poluído pela forte detração do governo. Ainda assim, a perspectiva é de arrefecimento da recuperação do mercado de trabalho (que surpreendeu as expectativas até agora).

Comentário:

Mercado de trabalho surpreende negativamente as expectativas de mercado, com leitura de 661k (esperado: 859k, anterior: 1371k revisado para 1489k). Destaque para o Payroll privado, praticamente em linha com as expectativas. O desemprego caiu de 8.4% para 7.9%, mas a taxa de participação também caiu de 61.7% para 61.4%.

Em termos do headline, destaca-se especificamente que a surpresa veio dentro de um desvio padrão das expectativas (256.86k, o menor desde a leitura do Payroll de março). A revisão no número anterior também atenua o grau de surpresa negativa. Neste sentido, nossa métrica de surpresa de Payroll (ver gráfico abaixo) demonstra uma possível normalização se comparado aos últimos cinco meses.

A composição mostra avanço em todos os grandes grupos que monitoramos, com destaque para leisure and hospitality (+318k), setor mais impactado pela crise. O Governo foi o detrator do índice, destruindo 216k vagas após duas leituras fortes relacionadas ao Censo.

Nota-se o avanço de average weekly hours novamente para o high recente (e maior do que em qualquer momento do ciclo anterior). Ao invés de denotar aperto no mercado de trabalho, a evolução do índice está mais relacionada a composição da amostra e, portanto, enviesado.

Em termos de salário, indústria produtora de bens registrou o segundo mês consecutivo de avanço e estabilizou com isso a queda recente no %YoY. Por outro lado, mineração apresentou o segundo mês consecutivo de queda de salários. Nos serviços, varejistas avançaram mais de 1% pelo segundo mês consecutivo.

Os números sugerem desaceleração no ritmo de criação de vagas nos EUA, ainda que o headline esteja poluído pela forte detração do governo. Ainda assim, a perspectiva é de arrefecimento da recuperação do mercado de trabalho (que surpreendeu as expectativas até agora).

Felipe Sichel
Estrategista do banco digital modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis