Em busca de uma experiência gastronômica diferenciada, o mercado de alimentos fresco e churrasco vem ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros. Trata-se de cortes de carnes nobres com alto padrão genético, que são criados em condições específicas para garantir qualidade e muito sabor, na qual são qualificados pela suculência, maciez e sabor intenso. 

Picanha, T-bone, short rib, costela barbecue são alguns exemplos de carnes para churrasco que tem movimentado o setor. Somente em 2020 esse mercado movimentou R$ 7,5 bilhões e a expectativa é de crescimento de 5,6% ao ano até 2025, segundo estudo divulgado pela empresa Euromonitor.

A crescente demanda de carnes nobres em restaurantes e a falta de opção no mercado da comida caseira e de qualidade, despertou o interesse das famílias dos ex-atletas Fábio Simplício (com passagens pelos times do São Paulo, Parma e Roma) e Welligton Santos (popular Branquinho), que jogou pelo Atlético Paranaense, Cerezo Osaka, Montedio Yamagata, Bahia, iniciarem um negócio juntos.

Apaixonados pelo ramo de alimentação, desenvolveram um modelo de franqueadora baseado no comprometimento com o sucesso do franqueado, concentrado em oferecer um suporte de real qualidade aos parceiros de negócios e suas equipes. E assim surgiu em 2020, na cidade de São José do Rio Preto/ SP, a SK Steakhouse, restaurante especializado em comida caseira e em cortes de carnes premium de churrasco, que tem a direção de Ketlen Santos, uma das idealizadoras do negócio.

Da dor a criação do próprio negócio 

A SK Steakhouse surgiu de uma experiência dolorosa que Ketlen teve como franqueada de uma rede de alimentação onde atuou por três anos sem o mínimo suporte, orientação e apoio. Ela estima, que na época, teve um prejuízo de aproximadamente R$ 800 mil, enquanto era franqueada.

“Paralelo à franquia tenho vasta experiência no varejo de grandes marcas, tais como M.Officer, Osklen, Companhia Marítima e Ópera Rock, então resolvi unir a expertise em gestão de pessoas para criar a minha própria empresa de alimentação”, relembra a CEO da SK Steakhouse.

Transformando em franquia 

A SK Steakhouse nasceu com a proposta de ser uma empresa voltada a atuação em shopping center, por ter baixa concorrência vindo na contramão da comida congelada e ainda oferecer pratos executivos, petiscos, cortes nobres e chopp gelado. Em 2022 a marca entrou para o franchising, e neste ano, 2024, iniciou o trabalho de expansão da rede por meio da venda de franquias em busca de expandir o modelo de negócio para outras localidades do Brasil.

“Nos dois últimos anos, nosso foco não era vender franquias, pois não queríamos crescer de forma desorganizada, mesmo recebendo propostas de investidores interessados pelo negócio. Hoje, com um modelo de negócio testado e estruturado estamos dando início ao projeto de expansão a nível Brasil”, revela Ketlen.

Modelo de negócio 

A SK Steakhouse oferece treinamento operacional focado nos insumos, armazenamento, manuseio e preparo e tem fornecedores homologados, sendo que no período de start da operação será possível contar com fornecedores locais de cada estado pelo período de um ano, facilitando o ponto de equilíbrio da loja.

O negócio é ideal para espaços de 40 e 60 metros quadrados, e solicita investimento inicial a partir de R$ 350 mil (já incluso taxa de franquia de R$ 50 mil), mais capital de giro e gastos com instalação e equipamentos. O faturamento é um dos grandes atrativos e chega em média a R$ 120 mil por mês, com lucro de 15% a 30% e retorno do investimento previsto em 36 meses. O negócio conta com a necessidade de 12 funcionários (auxiliar de cozinha, caixa, gerente, garçons) tendo em vista se tratar para dois turnos.

Suporte ao franqueado  – Tido como um dos grandes diferenciais da marca, a SK Steakhouse conta com time de implantação e suporte, além de “berçário” que acompanha a loja após implantada, com consultores de campo e um time financeiro completo para traçar metas e fazer análises de DRE junto ao franqueado. Além de reuniões interativas semanais de ajustes e análise de performance de cada operação. 

Expansão – A SK Steakhouse tem operação piloto em São José do Rio Preto e uma unidade franqueada em Campinas/ SP. Somente em 2023 faturou pouco mais de R$ 4,3 milhões. A rede projeta alcançar 10 unidades este ano e faturamento anual de R$ 21 milhões com a marca.

A ideia é expandir o negócio para os quatros cantos do país, a começar de forma espiral, pelo estado de São Paulo, por estar mais próximo à franqueadora. Cidades acima de 100 mil habitantes fazem parte desse projeto de expansão, pois a marca entende que a renda per capita dessas regiões são consideradas dentro da média que precisa para a inauguração de um negócio competitivo.

“O setor de alimentação é um dos mais promissores para se trabalhar, e mesmo com a pandemia vimos o potencial que a alimentação teve de se reinventar e se manter de pé. Hoje, com o retorno dos encontros, ela voltou ainda mais fortalecida, e esse mercado de carnes nobres pode ser considerado uma opção de investimento viável para empreendedores e profissionais desse mercado”, finaliza a CEO da SK Steakhouse, Ketlen Santos.

(Enviado por Fatos & Ideias)

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