Investir não é apenas observar os números. O mercado é formado por pessoas e os preços se movimentam conforme a diversidade das opiniões. Isso mesmo, enquanto você está comprando é pelo fato que naquele mesmo momento existe alguém vendendo o mesmo ativo. Dessa forma, quem analisa ações precisa entender as complexidades do mercado de forma mais comportamental da mesma forma que realiza uma análise fundamentalista.

Enquanto os dados das empresas são acessíveis, a avaliação de um comportamento permanece em grande parte subjetiva, carecendo de uma abordagem mais padronizada. O valor intangível precisa estar na sua analise, ao qual explica o motivo de estarmos mais tempo entre euforia e caos do que precificados no valor justo.

A adaptação a novos ambientes pode alterar fundamentalmente as convicções, acrescentando uma camada extra de complexidade à análise. Dessa forma, veja algumas lições que considero cruciais para quem analisa ações.

Distinção entre inteligência e esperteza

Enquanto a inteligência lida com lógica e habilidades matemáticas, a esperteza engloba a sensibilidade ao momento, capacidade de detectar inconsistências e habilidades pontuais. Seria uma semelhança entre oportunidade e oportunismo.

O alerta para você que analisa ações envolve a capacidade de interpretar informações fornecidas, evitando assimetrias negativas de informação. Bem como, sabendo separar o ruído do sinal junto com a disponibilidade financeira (reserva estratégica) pronta para aproveitar as pequenas chances do momento.

Ceticismo perante os excesso

Aponta-se a importância de ceticismo quando o mercado evita mudar a narrativa, quando resistem a questionamentos e segue ideias que parecem infalíveis. A presença da ansiedade e do desejo que algo aconteça pode comprometer a verdade, atrasando diagnósticos precisos e prejudicando o movimento efetivo.

Alinhamento objetivo de quem analisa ações

O alinhamento objetivo dos seus investimentos sugere que você busque evitar sentimentos na hora da decisão. Vemos muitas vezes investidores que buscam narrativas para justificar um investimento, ao invés de realmente comparar oportunidades. O estímulo psicológico reflete no aumento das chances de erro, por isso, torne a sua avaliação elencando não apenas as oportunidades, mas também os riscos de dar errado.

Em uma jornada de investimento, onde o fator comportamental e financeiro está muito presente, considerar uma estratégia personalizada, bem como dividir opiniões se torna essencial. Afinal, oferece a chance de conduzir temas complexos inerentes à análise de ações com foco no objetivo.

Para descobrir quais são as principais recomendações e com alto potencial de valorização confira no Clube Acionista. Faça um filtro e comece a ajustar as suas análises!

Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.

Publicidade