Após comentarmos sobre o porquê evitar investir visando o enriquecimento rápido, comentaremos sobre os caminhos necessários para se atingir a liberdade financeira.
Objetivo: liberdade financeira
Liberdade financeira é ter todos os custos e despesas mensais pagos, inclusive com sobras, pela sua renda gerada passivamente, isto é, via dividendos, aluguéis, etc.
Quem atinge a independência financeira pode viver a vida com bem menos preocupações, podendo viajar, passar mais tempo com a família, e investir seu tempo em projetos como bem desejar.
O fato de todo mês você estar recebendo mais do que o suficiente para sobreviver, te permite realmente viver e aproveitar a vida.
Além de não ter que depender de sistemas duvidosos como o da previdência social, garante a você e sua família estabilidade e tranquilidade.
Por isso, o objetivo de todas as pessoas que investem deveria ser atingir a liberdade financeira.
Claro que ela é relativa para cada um, tem pessoas que com R$ 5.000 mensais estariam muito satisfeitas, outras necessitariam mais, outras menos. O importante é traçar seus objetivos e lutar para conquistá-los.
Então, como chegar lá?
Poupe
Essa era óbvia, mas é algo extremamente necessário.
Aprenda a controlar melhor suas finanças, organize-se, corte custos desnecessários.
Claro que todo mundo precisa se divertir, mas não precisa gastar todo o dinheiro do mês nisso.
Uma dica bem interessante para quem tem dificuldades em poupar é: faça um levantamento do quanto você tem de despesas mensais, separe um pouco para o lazer, e veja quanto sobra para investir nesse levantamento.
Então, depois de fazer esse levantamento, propomos o seguinte: em vez de investir tudo o que sobra do mês, invista o que foi planejado assim que receber o salário. Por quê? Pois você é muito menos propenso a utilizar dinheiro de forma ineficaz se não tem o dinheiro, dessa forma, talvez até sobre mais no fim do mês para investir além do investido no início.
Um grande problema é que muitas vezes acabamos gastando mais do que planejamos, mais do que necessário.
Estude
Essa parte não se aplica somente a estudar as empresas e o mercado em geral. Estudar te gera mais conhecimento, e com mais conhecimento você ganha mais. Simples assim, teu conhecimento te gera valor tanto na sabedoria, quanto em dinheiro.
Para isso, especialize-se na sua área, faça mais cursos e enriqueça de conhecimento.
A melhor forma para você passar a ganhar mais dinheiro para aportar em busca da liberdade financeira é o investimento pessoal.
Pode até ser chato dispor um tempo para estudar, mas acreditem, vale muito a pena. Um ano de estudo pode te salvar dez anos de trabalho depois, simplesmente pelo fato de você ganhar muito mais dinheiro graças a isso.
O potencial de geração de valor do conhecimento adquirido é muito grande.
Ta, já poupei, estudei, aumentei meus potenciais de aporte, e agora?
Análise de empresas
É preciso sempre analisar uma empresa por completo antes de investir na mesma.
Além de aumentar a confiança e convicção no operacional, o que te ajuda a aguentar a volatilidade natural da bolsa de valores, te permite estimar melhor o valor intrínseco da companhia.
Valor intrínseco é o quanto a companhia realmente vale, seu valor justo. A ideia geral é comprar empresas por preços menores ao que deveriam valer, mantendo-as por bastante tempo acreditando que os bons desempenhos irão lhe entregar lucros neste ciclo. Contudo, é válido lembrar que esta é uma estimativa, e diferentes investidores chegam a diferentes respostas dependendo das suas premissas sobre a companhia.
Basicamente, é comprar uma excelente empresa o mais barato possível em relação à seu valor justo.
Comprar barato te permite ter retornos maiores no longo prazo, e aumento de indicadores importantes como o yield on cost.
Paciência
Sim, você leu certo, paciência.
Após ter estudado uma empresa por completo, e ter comprado a mesma por um preço que você acredita ser barato, o investidor precisa esperar o tempo passar, simples assim.
É claro, você precisa continuar lendo e acompanhando a empresa, para ficar atento caso alguma premissa sobre a mesma mude, mas a ideia é que você continue com a ação para sempre caso ela não perca seus fundamentos. Warren Buffett falou em 1988, em sua carta para os acionistas, que o seu horizonte de tempo preferido para ficar com uma companhia com negócio e gestão acima da média é para sempre.
Mas ter paciência não é só esperar o tempo passar, é aguentar a volatilidade que o mercado sempre teve e sempre terá. As pessoas são influenciadas por emoções o tempo inteiro, e ver o seu patrimônio cair 50% em um dia com certeza não é algo que todos possuem estômago para aguentar, o que as faz vender suas posições e tomar o prejuízo.
Entretanto, se você investiu conhecendo a empresa, conhecendo todo o operacional da mesma, e de repente acontece algo muito ruim que faz o mercado cair 30% em uma semana, mas que não afeta em nada a tua companhia exceto nas cotações, por que você venderia? É a melhor hora de comprar mais barato.
Comprar barato é o que sempre gera os maiores retornos no longo prazo.
Portanto, possua confiança nas suas convicções, e tenha paciência tanto para comprar uma ação quanto para aguentar as volatilidades que ocorrerão.
A liberdade financeira
Depois de alguns bons anos investindo, com o foco no longo prazo, você atingirá a liberdade financeira. Tenha certeza disso, pois com a mentalidade certa, o tempo será seu melhor amigo para ajudá-lo, devido à magia dos juros compostos.
Confie no tempo, confie no longo prazo, evite a ideia de enriquecer rápido.
Veja essa lista da Forbes dos investidores mais ricos e tente achar uma característica em comum entre eles. A maioria deles são senhores de cabelo branco, estando na faixa dos 60 anos.
Isso acontece graças ao tempo somado aos fatores já explicitados acima, à convicção que essas pessoas tiveram. Pense bem, todos eles já enfrentaram várias crises, com certeza seus patrimônios devem ter caído pela metade em alguns momentos, mas no longo prazo, o preço das cotações converge para o valor justo das empresas.
Não estamos dizendo que você precisa investir até os 60 anos para atingir a independência financeira. Como falamos lá no início desse material, ela é relativa para cada pessoa, mas com certeza o tempo está a seu favor na sua jornada de investimentos.
Para ver mais materiais educativos que te ajudarão a atingir sua independência financeira, clique aqui.